Você sabia que ser mesário nas eleições, no Paraná, pode garantir meia-entrada em shows, eventos e até em jogos? A lei estadual, que foi sancionada em abril pelo governador Ratinho Junior (PSD), já está valendo. Portanto: vai valer para as eleições deste ano. Veja abaixo outros benefícios de ser mesário.

mesarios-eleicoes-parana-meia-entrada
Foto: TRE-PR/Divulgação.

Conforme a lei já aprovada, que foi proposta pelo deputado Alexandre Curi, no Paraná, as mesárias e os mesários que trabalharem no dia da eleição têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, como cinemas, shows, circos e jogos. 

A Lei Estadual nº 21.931/2024 dá direito a 50% de desconto na compra das entradas dos eventos mediante a comprovação de que trabalhou como mesário nos últimos dois anos.

Além da meia-entrada, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), quem trabalha como mesário na eleição também tem direito aos seguintes benefícios:

  • Vale refeição no valor de R$ 60 em cada turno da eleição;
  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);
  • Horas complementares em cursos universitários;
  • Vantagem no critério de desempate em concursos públicos, caso previsto no edital;
  • Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;
  • Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a Lei Nº 19.196/2017, se previsto no edital.

Como ser mesário?

Para ser um mesário voluntário, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. As pessoas com deficiência também podem participar ativamente desse processo: basta indicar a eventual deficiência ao se cadastrar como mesário voluntário.

As inscrições para ser mesário nas Eleições de 2024 podem ser feitas pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato.

Pelo aplicativo, basta baixá-lo no seu celular e, após fazer o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

No Paraná, mesários têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.