A única linha do transporte intermunicipal de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, que liga o município à cidade de Antonina, voltou ser oferecida pela Viação Graciosa, porém, temporariamente. A empresa confirmou que o transporte começa nesta segunda-feira (25) e irá até o dia 9 de maio de 2022. Também, de acordo com a companhia informou que fez solicitação junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná – DER. A linha havia deixado de ser oferecida pela empresa.

Apesar de ser uma linha intermunicipal, moradores de comunidades rurais também usam o transporte para ir ao centro de Guaraqueçaba e acessar serviços de saúde, comércio e a rede bancária.
O trajeto passa pela PR-340 e pela PR-405, em uma extensão de aproximadamente 100 quilômetros, sendo parte em rodovia não pavimentada. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) chegou a convocar empresas do setor de transporte para operar provisoriamente a linha, mas até o momento nenhuma se apresentou.
O que aconteceu
Na sexta-feira (1), a Viação Graciosa disse à Banda B que já havia comunicado ao DER que iria interromper a operação. A direção da empresa informou em nota que buscou “inúmeras alternativas para manter a operação, readaptando veículos, reduzindo frequência e infelizmente as dificuldades da operação da linha, principalmente com manutenção e a baixa demanda inviabilizaram a continuidade da operação”.
O que diz o DER
Quando a empresa parou de operar, o DER/PR informou que até o momento não houve interessados em operar a linha e permanece com a convocação aberta. O DER/PR informou ainda que foi lançada nesta semana a licitação para contratar os serviços de manutenção e conservação da PR-405 em Guaraqueçaba. O investimento previsto é de R$ 6.510.237,76, pelo prazo de dois anos.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.