Da Redação com SMCS

A Urbs iniciou nesta quarta-feira (5) a implantação de validadores do cartão transporte que fazem reconhecimento facial e irão conferir os dados de usuários que possuem isenção no pagamento da passagem. São 270 equipamentos que serão instalados em terminais e estações-tubo com maior índice de utilização do cartão transporte isento.

urbsisentoFoto: Divulgação SMCS

Os testes para implantação do novo sistema começaram a ser feitos em julho, com a instalação de validadores nas estações Morretes, Carlos Dietzsch e Vital Brasil, na República Argentina, todas no sentido Centro. Até o fim deste mês, todos devem estar instalados.

Ao contrário de equipamentos similares já existentes no mercado, os novos validadores com reconhecimento facial são compactos, com câmera embutida. Aparentemente têm pouca diferença com os demais usados em Curitiba.

O sistema, mais avançado do que os atuais, confronta a imagem obtida pela câmera com a imagem disponível no banco de dados da Urbs. Se houver diferença biométrica, o cartão é bloqueado.

O cartão de isento de Curitiba tem fotografia do usuário, feita no sistema da Urbs no momento da emissão do cartão. O reconhecimento facial vai além de características como cor e corte de cabelo ou uso de maquiagem, por exemplo, estabelecendo a identidade pelo sistema biométrico, com medidas específicas de características individuais.

Além do reconhecimento facial, o equipamento mantém todas as outras funcionalidades, a começar pela validação dos créditos. Funcionando em um computador embarcado e compacto, o sistema faz a gestão financeira e de frota, controle online do status de cada linha, a telemetria do ônibus, avisos de situações de emergência e de comboio, horário de ônibus atrasado e adiantado, informação ao usuário do tempo de chegada e saída dos próximos ônibus nos terminais e ponto (com a mesma precisão dos metrôs) e integração com o sistema de prioridade seletiva para interseção semafórica inteligente, entre outros.

Isenção

O sistema de transporte de Curitiba tem, atualmente, 215.134 isentos cadastrados o que significa que eles se deslocam de ônibus gratuitamente utilizando cartão transporte emitido pela Urbs.  São pessoas com mais de 65 anos, pessoas com deficiência, acompanhantes, aposentados por invalidez e fiscais e operadores do transporte que, somados, utilizam o cartão transporte 700 mil vezes por mês, em média.

Se acrescentadas as categorias que têm direito à isenção sem cadastro – oficiais de Justiça, carteiros, policiais militares, guardas municipais e estudantes do passe escolar – o número de passagens isentas chega a 2,9 milhões por mês. Definidas por legislação específica, as isenções representam 14% do custo do transporte coletivo.

O cartão isento é emitido pela Urbs desde que o usuário atenda as condições exigidas por lei – informações disponíveis no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br clicando em Utilidades e, em seguida, Isenções. Neste mesmo espaço é possível confirmar horário e locais de atendimento.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.