A obra nas calçadas da Avenida Bispo Dom José (Av. Batel), no bairro Batel, em Curitiba, foram interrompidas nesta segunda-feira (14) pela Prefeitura de Curitiba. A alegação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) foi o alto custo do piso de granito que está sendo instalado, além de possíveis problemas aos pedestres e motoristas que passam pela rua do bairro nobre da capital paranaense.

Desde o início do projeto, a ostentação do granito causou polêmica pelo preço da obra, orçada em R$ 3,5 milhões (o metro da pedra custa R$ 190). Para Sérgio Pires, presidente do IPPUC, a calçada do Batel tem que ser a mesma do Sítio Cercado. “Na gestão do Gustavo Fruet vai ser assim, a calçada do bairro nobre vai ser a mesma do bairro periférico. A obra está parada e sem prazo para ser retomada, com a possibilidade inclusive de retirarmos o granito”, informou.

Além do custo, o presidente do IPPUC destacou problemas de acessibilidade. “É um piso escorregadio e perigoso ao pedestre, que a qualquer momento pode sofrer uma queda, principalmente as mulheres de salto alto. Também são previstos postes de iluminação lado a lado que vão atrapalhar a visão do motorista”, explicou Pires.

Até o momento, uma quadra e meia da obra foi executada pela Prefeitura. Em breve, deverá ser divulgado um novo planejamento para a calçada da avenida.