Em cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão, policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam na manhã deste sábado (26/01) 236 pássaros, entre silvestres e exóticos, que estavam sendo mantidos em cativeiro. Na ação, que ocorreu no bairro Pilarzinho, em Curitiba (PR), capital do estado, uma pessoa foi encaminhada.

“Recebemos algumas denúncias de que na rua José Eduardo dos Santos pássaros estavam sendo mantidos em cativeiro de forma inadequada e sem a documentação correta. Verificamos o fato e solicitamos um Mandado de Busca e Apreensão”, explica o capitão Durval Tavares Júnior, Comandante da 1ª Companhia do BPMA.

As equipes de posse dos mandados se dirigiram até a residência, por volta das 7h, e realizaram as apreensões. “Localizamos 176 pássaros exóticos como calopsitas, tomba, piriquitinho e aves argentinas, além de 60 pássaros silvestres como curió, sabiá preta, azulão, trinca ferro e papagaio”, conta o capitão Tavares.

Segundo o capitão Tavares, o local estava completamente abandonado, as aves sem comida, todas mantidas em balcões de madeiras sem janelas e um emcima do outro. “Os pássaros estavam sem comida e mal tratados. O mau cheiro era muito forte e a sujeira visível. Encontramos ratos mortos, dois coelhos e duas aves também em estado de decomposição”, relata.

O responsável pela residência, um homem de 56 anos, afirmou aos policiais que apenas criava os pássaros. Ele foi autuado e encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente e terá que pagar uma multa de aproximadamente R$ 115 mil.

Os dois pássaros encontrados mortos foram levados para a criminalística para serem analisados. “Encaminhamos as aves silvestres ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), e as exóticas ficarão em posse do proprietário e ficará a cargo do Poder Judiciário decidir o destino delas”, explica Tavares.