O governador Beto Richa inaugurou nesta quarta-feira (16/01) o asfaltamento de um trecho da PR-090 (Estrada do Cerne) que liga a colônia de Castrolanda ao distrito de Abapan, no município de Castro, nos Campos Gerais. A obra recebeu R$ 28 milhões em investimentos do Governo do Estado.

A pavimentação dos 18 quilômetros era uma antiga reivindicação dos moradores do distrito, onde vivem cerca de seis mil pessoas. Com a finalização da obra, que chega à PR-340, a comunidade tem acesso facilitado à malha rodoviária estadual para o escoamento da produção da região.

“Esta é uma data histórica para o município. Com a entrega desta rodovia pavimentada, o Governo do Estado põe fim a um antigo anseio da população. A obra vai garantir muito mais desenvolvimento para Castro e para a localidade de Abapan”, afirmou Richa.

O governador afirmou que a obra é um grande exemplo dos investimentos vigorosos que o Estado faz na cidade para apoiar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida à população. “A região tem merecido uma atenção especial do governo e recebido muitos investimentos em várias áreas”, reforçou Richa.

Richa lembrou que o programa Paraná Competitivo permitiu a instalação de empresas como a Cargill e Evonik no município. As duas empresas estão investindo R$ 600 milhões em plantas industriais em Castro e vão criar cerca de mil empregos diretos.

As obras na PR-090 envolvem pavimentação, construção de ponte e passagens subterrâneas. Além de dar segurança ao deslocamento da população local, o asfaltamento vai agilizar o transporte de produtos como leite, minério e madeira.

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, disse que há mais de 20 anos o município e o distrito de Abapan esperam a pavimentação da Estrada do Cerne. “É um sonho que estamos realizando hoje. Uma obra que pedimos para vários governos e nunca fomos atendidos”, disse.

De acordo com o prefeito, “Castro vive um momento importante em sua história, com desenvolvimento e industrialização”. O município tem uma população de aproximadamente 70 mil habitantes e é o principal produtor de leite do País.

CORREDORES – De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, as obras na Estrada do Cerne seguem a diretriz do governo de reestruturar os principais corredores de escoamento do Estado. “Vem ao encontro de todas as obras que estamos fazendo para melhorar logisticamente as principais vias do Estado”, disse.

Segundo Richa Filho, o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) também estuda a pavimentação da PR-090 desde a localidade de Três Córregos, nas imediações de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, até Abapan, em Castro. O trecho tem uma extensão de aproximadamente 50 quilômetros.

A Estrada do Cerne foi a principal obra do Paraná na década de 1930, fazendo a ligação entre o Sul e o Norte do Estado. A estrada passa por Curitiba, Campo Magro, Castro, Piraí do Sul, Ventania, São Jerônimo da Serra, Jataizinho e Bela Vista do Paraíso.