As festas de fim de ano foram comprometidas na casa do aposentado José Machado, 71 anos, morador da Vila Arruda, zona rural de Campina Grande do Sul. Ele perdeu cerca de 235 quilos de carne bovina, que estragaram dentro de um freezer, depois de ficar três dias sem energia elétrica. A falta de luz ocorreu entre os dias 17 e 19 de dezembro. A vistoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel) já foi acionada há um mês e ainda não aconteceu. Como o aposentado foi orientado pela Copel a não descartar o animal para provar que teve o prejuízo, a carne podre já infestou a residência da família.

Para abastecer o período de comilança, Machado comprou e o guardou os pedaços do boi dentro de um freezer. “Tenho vaquinha de leite aqui e como tenho dó de matar troco com um fazendeiro vizinho”, contou o aposentado à Banda B.

De acordo com ele, 235 quilos de carne foram acomodados dentro do freezer para serem consumidos no final do ano. No entanto, em uma segunda-feira, dia 17 de dezembro, ele foi surpreendido pela falta de luz. Segundo Machado, assim que o fato aconteceu, entrou em contato com a Copel e foi informado que a falta de energia logo se estabilizaria. Nos dois dias seguintes a informação foi a mesma.

“Primeiro ficaram me jogando de um lado para o outro. No dia 20, quando eu já tinha perdido toda a carne, me disseram que viriam até aqui para ver o boi porque iam me ressarcir. Mais de um mês to aqui esperando. Acho que eles estão esperando o boi ressuscitar”, se revolta Machado. De fato, a vistoria é um procedimento de praxe realizado pela Copel em casos de danos e prejuízos causados pela falta de energia. Porém, neste caso, como se trata de carne bovina, o contato com microorganismos e bactérias é inevitável, sem contar o mau cheiro que há um mês assola da residência da família.

“Já escrevi uma carta relatando tudo e eles me disseram que em 10 dias viriam aqui. Ontem mesmo fui lá de novo. Não to agüentando mais este cheiro. Acho que vou ter que jogar até o freezer fora.

Outro lado

A Banda B entrou com contato com a assessoria de comunicação da Copel que afirmou que teve conhecimento do caso apenas no dia 10 de janeiro. A partir da solicitação, a Copel tem 30 dias para fazer a vistoria, entetanto, neste caso informou que fará a vistoria ainda nesta quarta-feira (22). Caso o prejuízo seja confirmado, a Companhia tem até 90 dias para ressarsci-lo do dano.