A Delegacia do Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Araucária, encontrou, nesta terça-feira (10), 82 cachorros em situação insalubre e com falta de cuidados, em um canil localizado no bairro Tietê. O proprietário do local foi autuado em flagrante por maus-tratos e recebeu uma multa de R$ 500 por cachorro, totalizando R$ 41 mil.

 

Segundo o delegado Matheus Laiola, da Delegacia do Meio Ambiente, chegou à especializada uma denúncia de que havia um canil em situação de ilegalidade. “Fomos junto com veterinários e, no local, a denúncia se confirmou. Eram cães de raça em situação precária, alguns doentes e sem dentes, por conta do stress de estarem ali. O responsável foi autuado por maus-tratos e levou uma multa da Prefeitura de Araucária”, destacou.

Ainda de acordo com o delegado, o proprietário ficou como fiel depositário do local e terá um prazo máximo de 20 dias para organizar o espaço e deixar os cães em boas condições de saúde e higiene. “Se isso não acontecer, voltaremos lá para fazer uma fiscalização e os cães serão apreendidos”, afirmou, destacando que, em Curitiba, a presença de canis é proibida, mas na região metropolitana não, devido à presença de áreas rurais.

Os cachorros apreendidos são das raças Beagle, Shitzu, Pug, Bulldog, Spitz, Lhasa Apso e Chow Chow. Denúncias à Delegacia do Meio Ambiente podem ser feitas no telefone 3251-6200.