Para buscar uma arrancada histórica na Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba precisará pôr fim a um grande tabu diante do Operário, no domingo (15), no Germano Krüger. O Alviverde não vence o Fantasma em Ponta Grossa há 13 anos por qualquer competição. A última vez que o Coxa ganhou na cidade foi em 2011, pelo Campeonato Paranaense.

De lá para cá, o Coritiba somou quatro derrotas e quatro empates, em nove jogos disputados em Ponta Grossa. Na última oportunidade em que as equipes se enfrentaram no Germano Krüger, o Operário venceu por 3×0, em duelo válido pelo Paranaense de 2023. Porém, se levar em conta os confrontos entre os times na atual temporada, o torcedor coxa-branca pode ficar otimista.

Os times já fizeram dois jogos em 2024, ambos no Couto Pereira. Em janeiro, o Coritiba goleou o Operário por 4×0, pela fase inicial do Campeonato Paranaense. Depois, já pela sétima rodada da Série B, o Coxa voltou a impor um grande resultado sobre o Fantasma, vencendo por 3×0. As duas partidas estão entre as melhores atuações do Alviverde nesta temporada.

Jorginho fala sobre retrospecto do Coritiba

Após o jogo contra o Novorizontino, o técnico Jorginho falou sobre o retrospecto negativo do Coritiba em Ponta Grossa e encarou o duelo como uma decisão. “É jogo de final, de organização, de coração, da gente buscar o resultado. A gente sabe que é um clássico, eles dão a vida e nós vamos dar a vida. A gente não está satisfeito, a gente está triste e se cobra muito nas decisões. Vamos brigar para que possa sair de lá com um excelente resultado”, afirmou.

As equipes fazem campanhas semelhantes nesta Série B. O Coritiba está na décima posição, com 34 pontos somados, enquanto o Operário soma 33, na 12ª colocação. Entretanto, o Fantasma tem uma partida a menos em relação ao Alviverde. Depois de 25 rodadas, o Coxa tem apenas 4% de chance de acesso, contra 5% do time de Ponta Grossa. Para subir, ambas as equipes precisarão vencer cerca de dez das últimas 13 partidas da atual edição.

O Coritiba voltará a enfrentar o Operário pela Série B.
O Coxa já venceu o Operário duas vezes em 2024. Foto: Geraldo Bubniak/AGBB