A semana que passou foi dolorosa para o Athletico e seus torcedores. A forma como o time foi eliminado da Copa Libertadores, perdendo nos pênaltis para o Bolívar em plena Ligga Arena, abateu o elenco. Além da tristeza pela derrota, a torcida viu a sequência dos jogos da competição abrirem um caminho mais ‘simples’ até a decisão, com favoritos como River Plate e Flamengo também ficando nas oitavas de final.
Mas a Libertadores passou para o Athletico. A competição segue sendo a “obsessão” do clube, mas agora o foco é em 2024. O ano do centenário do Furacão é tratado de forma especial. Além de uma série de eventos que está sendo planejada, o sucesso do futebol é peça-chave, até numa espécie de ‘ponto de virada’ – de postulante ao título a campeão continental. Vencer a Liberta é o passaporte não só para o Mundial de Clubes, mas também para uma expansão global da marca.
Para chegar lá, é preciso primeiro se classificar. Sem a Copa do Brasil e a Libertadores, cabe ao Athletico se garantir via Campeonato Brasileiro. A chance de que o que é G6 vire G7 ou G8 é grande – Botafogo e São Paulo são favoritos na Sul-Americana, e o Palmeiras é o maior candidato ao título da Liberta. Mas, por enquanto, são seis clubes que se classificam para a competição. E apenas quatro se garantem diretamente na fase de grupos.
Athletico na luta
E é neste G4 que o Athletico quer terminar o Brasileirão. A disputa está muito aberta. À exceção do líder isolado Botafogo, está todo mundo colado. Do Flamengo, vice-líder, até o Cuiabá, oitavo colocado, são apenas três pontos de diferença. E por isso a largada do projeto Libertadores 2024 do Furacão já é decisiva. Em sétimo, com a mesma pontuação do Dourado, mas com melhor saldo de gols, o Rubro-Negro saberá todos os resultados da última rodada do primeiro turno, e vencendo o adversário direto poderá dar um salto na classificação.
Athletico x Cuiabá, terça-feira (15), às 20h, na Ligga Arena, terá cobertura completa da Banda B a partir das 17h. Quando a bola rolar, a narração será de Anderson Luís, com comentários de Cristian Toledo e Eduardo Vieira e reportagens de João Guilherme e Jhonatan Mendes. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.br, nas redes sociais e no YouTube.