Nos números, ninguém bate o Athletico neste início da temporada 2023. Os 94,4% de aproveitamento, conquistados com 11 vitórias e um empate no Campeonato Paranaense, é o mais forte entre os clubes da Série A. Um rendimento igualado apenas pelo Grêmio em 2023, mas que deixa o Furacão em situação extremamente confortável no estadual, em busca do título.
Na atual temporada, o Athletico já marcou 30 gols e sofreu apenas oito. Com um saldo positivo de 22, a marca é a principal de todo o país juntamente à alcançada pelo Tricolor Gaúcho, que marcou 28 tentos e sofreu seis. No recorte apenas do ataque, o arsenal do Furacão é o mais poderoso. Nenhum time da Série A chegou a marca dos 30 gols. O Rubro-Negro balança as redes em média 2,5 vezes por partida.
O desempenho ofensivo é liderado pelo artilheiro Pablo. Com nove gols marcados, o centroavante está entre os dez principais goleadores do país em 2023. No entanto, os tentos do Athletico não se concentram no atacante. Ao todo, 13 atletas já balançaram as redes para o Furacão no ano, com destaques também para Vitor Bueno e Terans que já marcaram três vezes cada.
A defesa também faz jus ao bom momento rubro-negro. Os oito gols sofridos tornam o setor o menos vazado do Campeonato Paranaense. Sob o comando de Paulo Turra, o time ainda não perdeu a invencibilidade e já soma cinco vitórias consecutivas. A última derrota do clube aconteceu há quatro meses – diante do Internacional, no dia 5 de novembro. O Furacão ainda terá pela frente três competições no calendário – Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.