O Campeonato Sul-Americano Sub-20 começa nesta quinta-feira (19) e sempre é terreno fértil para o surgimento e desenvolvimento de grandes promessas do futebol do continente. E a seleção brasileira tem quatro representantes do futebol paranaense. Um deles, Vitor Roque, do Athletico, é o principal nome do Brasil no torneio. Neste ano, a edição será realizada na Colômbia. A seleção brasileira não ganha a competição desde 2011 e só garantiu vaga no Mundial da categoria uma vez nas últimas quatro edições.

Vitor Roque teve um ano de 2022 inesquecível. Foi um dos principais jovens do futebol brasileiro ao ajudar o Athletico na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores. Com só 17 anos, o atacante ágil e driblador já é monitorado pelos principais clubes europeus.

Meu maior sonho atual é conquistar esse Sul-Americano Sub-20, classificar o Brasil para a Copa do Mundo. O sentimento é de motivação para conquistar esse desafio. Enfrentamos adversário sul-americanos na nossa preparação. Sabemos a dificuldade deste torneio, mas temos um grupo de jogadores muito forte e experiente dentro da seleção brasileira”, disse ao site da CBF.

Mais paranaenses no Sul-Americano Sub-20

O goleiro Mycael, do Athletico, ainda não jogou pelo time principal, mas se destacou na base e esteve no banco de reservas na maioria das partidas do Furacão no último Campeonato Brasileiro. Jean Pedroso, zagueiro do Coritiba, foi alçado aos profissionais do Coxa e vinha sendo bastante elogiado durante a pré-temporada até ser convocado. E Renan Viana, atacante do Furacão, estava disputando a Copa São Paulo quando foi chamado por Ramón Menezes.

O torneio

O Sul-Americano Sub-20 é disputado em duas fases. Na primeira etapa, os três melhores de cada grupo de cinco seleções avançam para o hexagonal final em que todos se enfrentam e os quatro melhores garantem vaga no Mundial da categoria. O Brasil está no grupo A, com Colômbia, Argentina, Paraguai e Peru.

A outra chave terá Equador, Uruguai, Venezuela, Chile e Bolívia. A equipe brasileira estreará nesta quinta-feira, às 19h (pelo horário de Brasília), contra o Peru.

Vitor Roque, atacante da seleção brasileira no Sul-Americano sub-20.
Vitor Roque é a esperança de gol da seleção no Sul-Americano sub-20. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Vitor Roque é a grande esperança da seleção brasileira sub-20

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.