Campeonato Paranaense já foi paralisado em outras duas oportunidades. (Divulgação)

O Campeonato Paranaense está suspenso por tempo indeterminado devido à pandemia do covid-19, o novo coronavírus. No entanto, não é a primeira vez que o estadual foi interrompido por uma situação fora do futebol. Em toda a história, a competição ficou paralisada em duas oportunidades: 1918 e 1930.

1918

A primeira vez que o estadual parou no meio da competição foi em 1918. A pausa aconteceu em virtude do armistício da 1ª Guerra Mundial, que terminou em novembro daquele ano. Segundo relato de jornal da época, foi “uma pausa para meditação sobre a inutilidade dos conflitos”.

Em 1918, o Brasil também sofreu com a pandemia da gripe espanhola. Com outra realidade sobre as questões de higiene e saneamento, a doença matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

O estadual começou em 07 de março de 1918 e acabou somente em no final de janeiro de 1919. A pausa aconteceu entre outubro e janeiro e apenas o Britânia continuou em atividade não apenas no futebol, mas também na parte social e administrativa.

Com 26 jogos em 13 meses, o Paranaense de 1918 teve a média de dois jogos por mês. O Britânia foi o campeão e deu início a sequência de seis títulos seguidos (1918-1923).

1930

A edição de 1930 começou em 27 de abril e terminou apenas no dia 04 de janeiro do ano seguinte. A competição ficou paralisada por pouco mais de três meses por conta da crise política no Brasil.

Na ocasião, o presidente eleito Júlio Prestes não tomou posse devido a um golpe de estado no dia 03 de outubro. Um mês depois, Getúlio Vargas assumiu o poder, dando início a ditadura do Estado Novo.

O estadual, que tinha realizado seu último jogo em 24 de agosto, voltou apenas no dia 07 de dezembro. Os quatro primeiros colocados disputaram a competição em pontos corridos e o Athletico foi campeão com uma vitória por 3 a 2 no clássico sobre o Coritiba.

* Fontes: Grupo Helênicos e site do Athletico