Mesmo diante de um período crítico para manter os negócios em funcionamento, as micro e pequenas empresas paranaenses começam a apresentar sinais de reação diante dos impactos da pandemia. Um levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 25 e 30 de junho, apontou que 66% das empresas do estado mudaram a maneira de funcionar e que 22% delas interromperam o funcionamento. Na pesquisa anterior, realizada em abril, a interrupção temporária havia afetado 61% das empresas e apenas 29% tinham realizado adequações para continuar em atividade.

Os dados fazem parte da 5ª edição da Pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, que teve a participação de 6.470 Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em todo o país. No Paraná, foram ouvidos 512 empresários. O novo levantamento também apontou uma redução na queda de faturamento das empresas paranaenses. Enquanto em abril a perda média era de 76,9%, em junho a média de diminuição das receitas ficou em 60%. Em todo o país, a variação foi ainda maior. As receitas das empresas brasileiras tinham diminuído, em média, 70% em abril e na pesquisa mais recente o número era de 51%.

O levantamento aponta que desde o início da pandemia, 800 mil empresas brasileiras conseguiram estancar a queda no faturamento. A proporção de pequenos negócios com redução no faturamento caiu de 89% para 84%, desde março, quando foi feita a primeira edição da pesquisa. Essa recuperação, entretanto, não é igual para todos os segmentos. Alguns setores como o agronegócio, indústria alimentícia e pet shop/veterinária apresentam maior capacidade de retomada, ao contrário de setores mais diretamente afetados, como turismo e economia criativa.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

“O estancamento na queda de faturamento sinaliza um tímido movimento de recuperação. Mas ainda estamos longe de vencer a crise. E sem o destravamento do dinheiro disponível nos bancos, essa retomada será extremamente lenta ou até fatal para os pequenos negócios, pois a reabertura implica em gastos e não necessariamente em demanda de clientes”, ressalta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O levantamento do Sebrae também mostrou que as empresas vêm se adaptando ao novo cenário ao intensificar a transformação digital dos negócios e as vendas online. Nos últimos dois meses, no Paraná, houve um aumento de 31% para 46% das empresas que estão utilizando ferramentas digitais para se manterem em funcionamento. Em todo o Brasil, o número passou de 37% para 44%. Nacionalmente, também houve uma redução de 39% para 23% entre as empresas que afirmam que só podem funcionar presencialmente.

Para o coordenador estadual de serviços financeiros do Sebrae Paraná, Amberson Bezerra da Silva, muitos empresários vêm se reinventando e otimizando um novo modelo de negócios ao apostarem, por exemplo, em vendas através da internet e deliveries. “As empresas têm procurado o Sebrae para reavaliarem a forma de funcionar, entender e se adaptar aos novos desafios impostos pelo coronavírus, e isso tem melhorado seus faturamentos”, explicou.

De uma forma geral, a pesquisa mostra que houve uma redução na restrição de circulação de pessoas no período analisado, com queda de 63% para 54% nas medidas de quarentena (fechamento parcial) e lockdown (fechamento total). Por outro lado, observa-se que as regiões em que o nível de isolamento era menor, como Sul e Centro-Oeste, caminham agora em sentido contrário ao movimento nacional e tiveram que aumentar as medidas de isolamento. No Paraná, por exemplo, há pouco mais de um mês, 36,8% dos empresários apontaram que o estado passava por um fechamento parcial ou total. No final de junho, o número subiu para 72%.

Crédito

A 5ª edição da pesquisa do Sebrae mostra que houve, novamente, um aumento na proporção de empresas que conseguiram empréstimo, porém em um ritmo aquém do esperado (de 16% para 18%). Na contramão, o número de empresas que buscou empréstimos aumentou consideravelmente, principalmente entre as MPE. Entre a 4ª e a 5ª edição da pesquisa, o percentual de empreendedores que buscaram crédito saiu de 39% para 46%. Entre os principais motivos para a recusa dos bancos está a negativação; sendo o CPF com restrição a principal razão pela não obtenção de crédito entre os MEI e a negativação no CADIN/Serasa, no caso das ME e EPP.

Confira abaixo outros dados da pesquisa em nível de Brasil

  • O número médio de pessoas ocupadas nas empresas foi de 3,4 com redução (12% para 10%) na proporção de empresas que demitiram. O número médio de funcionários demitidos pelas empresas manteve-se em 2,5.
  • Cresceu (39% para 46%) a proporção de empresas que buscaram empréstimo. Já o crescimento da proporção de empresas que tiveram sucesso no pedido foi pequeno (16% para 18%).
  • Houve uma redução (63% para 54%) nas restrições de circulação de pessoas. No entanto, nas regiões onde essa restrição era menor no mês passado (Centro-Oeste e Sul), observa-se agora um aumento nas medidas de isolamento social.
  • Foi verificado um aumento (45% para 59%) na proporção de empresas que mudaram sua forma de funcionar, e uma redução (43% para 29%) na proporção de empresas que haviam interrompido o funcionamento temporariamente.
  • Cresceu (37% para 44%) a proporção de empresas que estão fazendo uso de ferramentas digitais para poder funcionar.
  • Caiu (39% para 23%) a proporção de empresas que afirmam que só podem operar presencialmente.