Você já parou para pensar que muito do que consome vem de florestas plantadas? As árvores plantadas abastecem diversas indústrias e geram uma enorme variedade de produtos utilizados todos os dias. A reportagem do Portal Banda B, contando um pouco mais sobre o assunto, levou o 2º lugar no Prêmio APRE Florestas de Jornalismo.

Prêmio APRE Florestas de Jornalismo
Os jornalistas Francielly Azevedo e Lucas Sarzi com o Prêmio APRE Florestas de Jornalismo. Foto: Banda B

O resultado saiu nesta sexta-feira (24), em cerimônia no Maggiore, durante o jantar anual da Apre. Os jornalistas Francielly Azevedo e Lucas Sarzi foram os responsáveis pela reportagem, que tratou sobre a importância do setor florestal para a produção de diversos produtos encontrados no nosso dia a dia.

Essa foi a primeira edição do prêmio, desenvolvido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE). Para a diretoria da associação, o interesse da imprensa em participar da iniciativa foi um sucesso, com 27 matérias inscritas, divididas nas três categorias previstas: reportagem escrita, reportagem de áudio e reportagem de vídeo. 

“Para nós é mais do que um prêmio, é a possibilidade de mostrarmos às pessoas um segmento que nem sempre é noticiado. E quando é noticiado acaba sofrendo certo preconceito pelo desconhecimento sobre desmatamento. Poder entender e explicar aos leitores que uma coisa é diferente da outra também é importante para nós enquanto jornalistas”

destacou Francielly Azevedo.

O segmento florestal tem feito do Paraná um estado de destaque no combate aos problemas climáticos. Das árvores plantadas, vem muita coisa que utilizamos e às vezes nem sabemos, como por exemplo pisos e até itens alimentícios e de higiene.

“Desenvolver a reportagem também foi bem esclarecedor para nós enquanto profissionais, pois ao contrário do que todos pensam, o jornalista nem sempre sabe de tudo. Aprender junto com o leitor é importante, pois crescemos. Desmistificar o assunto e explicar que é melhor se plantar para colher, do que desmatar, é nosso papel”

comentou Lucas Sarzi.
produtos de base florestal
Salsicha, papel higiênico, goma de mascar e absorventes íntimos estão entre os produtos feitos com insumos florestais (Fotos Pixabay)

Papel jornalístico

Como trouxe a reportagem premiada, os dados da APRE Florestas demonstram que o Paraná é o estado com maior área plantada de pinus no Brasil, sendo responsável por mais de 54% da produção desse tipo de madeira no país.

Do pinus se aproveita a madeira serrada e laminada, chapas, resina, celulose e papel. Denise Mello, diretora executiva do Grupo Banda B, comemorou a conquista dos jornalistas e também destacou a importância de difundirmos o assunto amplamente.

Quando a Banda B é premiada, se o nosso orgulho é grande, neste caso, em um prêmio ligado a sustentabilidade, ele triplica. É muito importante a gente passar a mensagem de que é possível viver em um mundo sustentável. Ainda mais hoje em dia, diante de todos os problemas climáticos que enfrentamos. Eu só tenho que agradecer a iniciativa e também parabenizar o Lucas e a Fran por este prêmio. É um orgulho que se renova.

finalizou Denise Mello.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com reportagem sobre produtos de floresta plantada, Portal Banda B conquista 2º lugar no Prêmio Apre

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.