Uma inspetora* do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba, está sendo acusada de racismo após chamar um aluno de macaco durante uma aula. O caso veio a tona na manhã desta quinta-feira (22) e um vídeo mostrando a situação (veja abaixo) viralizou nas redes sociais.
Em nota que pode ser lida na íntegra abaixo, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) afirmou que a educadora será “remanejada e está afastada das atividades por atestado médico”.
*Inicialmente, a Banda B mencionou que a mulher acusada de racismo neste colégio em Curitiba seria professora da instituição. No entanto, a informação foi corrigida às 16h40.

O vídeo, que foi divulgado inicialmente pelo deputado estadual Renato Freitas (PT), mostra o momento da ofensa. As imagens registram a mulher afirmando que o aluno “ficou com uma cara de macaco” após receber um suposto papel. Imediatamente, os demais alunos a advertem e falam sobre o ato racista.

No entanto, antes desta fala da inspetora, os alunos já conversavam sobre uma suposta ofensa proferida pela educadora. O relato emitido por Freitas aponta que a mulher sabia que estava sendo filmada durante a aula na tarde desta quarta-feira (21).
Veja as imagens, abaixo:
Espaço Banda B – Secretaria Estadual de Educação (SEED)
A reportagem da Banda B foi atrás da SEED para obter um posicionamento sobre a situação ocorrida no Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa. Leia o posicionamento na íntegra, a seguir.
A Secretaria da Educação informa que a direção do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa recebeu ontem, em reunião, o estudante que se queixou da atitude da funcionária, acompanhado da mãe. Em seguida, a direção promoveu falas em sala de aula a respeito do combate ao racismo e da importância do respeito à diversidade étnico-racial. A secretaria analisará o caso, apurando os fatos e tomando as providências administrativas cabíveis. A Seed-PR repudia todo e qualquer ato racista e reforça que o ambiente escolar é um local de aprendizado, respeito e celebração da diversidade. A funcionária será remanejada e está afastada por atestado médico.
Secretaria Estadual de Educação (SEED).
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.