Um mutirão de cidadania promovido pelo Tribunal de Justiça na Praça Solidariedade, no Jardim Botânico, buscou ofertar a garantia de direitos a moradores que vivem em situação de rua em Curitiba, ao longo desta quinta-feira (17). A ação foi realizada até as 17 horas e contou com a presença de várias autoridades públicas.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, até as 12h desta quinta (17), cerca de 600 pessoas em situação de rua foram ao mutirão. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, estiveram no evento para acompanhar a ação e conversar com as pessoas que foram até a praça em busca de atendimento.
Estamos muito felizes de prestar esse serviço. É o que nós fazemos todos os dias do ano, nas dez regionais da cidade e é o que a FAS (Fundação de Ação Social) realiza há 30 anos.
Rafael Greca (PSD), prefeito de Curitiba.
A Ação Itinerante para a Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua reuniu 22 instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil que ofertam serviços de justiça, assistência social, saúde, registros civis e trabalho.
Houve ainda distribuição de alimentos, roupas, banho, corte de cabelo e até atendimento veterinário e distribuição de ração, camas e roupas para os animais de estimação do público assistido.
Serviços
Durante todo dia, a população em situação de rua que procurar o mutirão pode ser incluído ou atualizar dados no Cadastro Único, sistema do Governo Federal que dá acesso a benefícios sociais. Esse trabalho é feito pelas equipes da FAS, que coordena as políticas da assistência social e do trabalho e emprego em Curitiba.
E, ainda, regularizar a certidão do serviço militar e o Título de Eleitor, solicitar a emissão de documentos, como certidão de nascimento, casamento, divórcio, CPF e do Registro Nacional Migratório e receber orientação técnica para obtenção de benefícios previdenciários e sociais.
Há também orientação e atendimento jurídico, atendimento médico e laboratorial, encaminhamento para vagas de emprego, banho e corte de cabelo e distribuição de lanche. Os animais de estimação das pessoas atendidas também recebem vermífugo, vacinas, coleira antipulga e ração.