
A Justiça italiana deu nesta segunda-feira (31) o primeiro passo em sua tentativa de extraditar para o país o jogador brasileiro Robinho, que foi condenado – junto com seu amigo Ricardo Falco – a nove anos de prisão por violência sexual em grupo.
De acordo com informações do jornal O Globo, a Procuradoria de Milão registrou o pedido de execução de pena, que é o primeiro passo para encaminhar o pedido de extradição e um mandado de prisão internacional, ações que devem ocorrer nos próximos dias.
Com as medidas, tanto Robinho quanto Falco podem ser presos se viajarem para fora do Brasil. Já a extradição é pouco provável, pois a Constituição Federal de 1988 veta a medida para brasileiros natos.
Outro caminho que a Justiça da Itália pode solicitar é que a sentença para ambos seja cumprida em uma penitenciária brasileira, porém o caso terá de passar pela análise do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Relembre o caso
Robinho e Falco foram condenado em caráter definitivo no último dia 19 de janeiro, em razão de um estupro contra uma jovem albanesa em uma boate de Milão, em janeiro de 2013. A vítima afirmou ter sido embriagada e abusada por seis homens, entre eles o então jogador do Milan.
Em sua defesa, Robinho e Falco declararam que a relação teria sido consensual. Contudo, em áudios captados por investigadores italianos e divulgados pela TV Globo, o jogador e o amigo são ouvidos debochando da vítima.
O jogador brasileiro ainda alegou, ao UOL, que o único crime que teria cometido foi “trair a sua esposa”.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.