Devido à continuidade de procura por atendimento de saúde de pessoas com sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá as 12 Unidades de Saúde reestruturadas temporariamente para atendimento exclusivo de pessoas com suspeita de gripe e covid-19 abertas neste sábado (15/1), com horário reduzido, das 8h às 17h. (Veja lista abaixo).

Saúde manterá unidades para atendimentos exclusivos de sintomas respiratórios. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Essas unidades seguirão atuando como apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na próxima semana, atendendo exclusivamente situações respiratórias ou de emergência, retomando o horário estendido, das 7h às 20h.

A reeoganização será mantida enquanto a demanda por atendimento respiratório de casos leves estiver alta na cidade.  

Nesses locais serão atendidos exclusivamente casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e covid-19, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, ou de emergência.

Dê preferência ao teleatendimento

A SMS orienta ainda, para que as pessoas com sintomas leves deem preferência para o atendimento pela Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde. Por telefone, poderá ter seu caso avaliado por profissionais da Saúde, com os encaminhamentos necessários e agendamento de coleta de exame no período certo.

A central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos. Nesse canal, quem suspeitar ter sido contaminado por covid-19 ou gripe, será atendido por profissionais de saúde sem sair de casa e sem o risco de contaminar ou ser contaminado pelos vírus ao buscar atendimento presencial.  

A pessoa também poderá ter a indicação e agendamento de exame para data mais adequada, que deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas. A coleta não deve ser imediata, pois aumentam as chances de falso negativo devido à baixa carga viral.

Pela Central é possível receber orientação profissional, prescrição de medicamento para tratar os sintomas e também receber o termo de isolamento, tudo isso sem a necessidade de sair do conforto de casa.

Quando ir para UPA

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são destinadas ao atendimento de casos de urgência e emergência em saúde, aquelas situações que não podem esperar, que acarretam em risco a vida do paciente ou agravamento do quadro de saúde. 

A SMS reforça para a que a população evite se deslocar para as UPAs em casos de sintomas leves, nessas situações deve-se sempre optar pelo teleatendimento.

Outros atendimentos e vacinação

O sistema de saúde de Curitiba está reorganizado para garantir a continuidades de todos os atendimentos, além dos locais exclusivos para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, são 10 unidades exclusivas para a vacinação contra a covid-19 e outras 10 para a vacinação do calendário de rotina, outras Unidades de Saúde seguem atendendo condições de saúde não relacionadas a sintomas respiratórios.

Para demais serviços de saúde, os curitibanos devem procurar outras Unidades de Saúde em sua região. Para saber os pontos em que a vacinação contra a covid-19 será realizada, a orientação é consultar o site imunizaja.curitiba.pr.gov.br

Unidades de Saúde exclusivas para atendimento sintomas respiratórios

Sábado, das 8h às 17h e de segunda a sexta, das 7h às 20h

•    Distrito Sanitário Bairro Novo – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)
•    Distrito Sanitário Boa Vista – Unidade de Saúde Santa Cândida (Avenida Paraná, 5050, Santa Cândida)
•    Distrito Sanitário Boqueirão – Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)
•    Distrito Sanitário Cajuru – Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 119, Cajuru)
•    Distrito Sanitário CIC – Unidade de Saúde Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial de Curitiba)
•    Distrito Sanitário Matriz – Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho)
•    Distrito Sanitário Pinheirinho – Unidade de Saúde Aurora (Rua Theofhilo Mansur, 500, Novo Mundo)  e Unidade de Saúde Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375 ,Pinheirinho)
•    Distrito Sanitário Portão – Unidade de Saúde Guaíra (Rua São Paulo, 1495, Vila Guaíra)
•    Distrito Sanitário Santa Felicidade – Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz)  e Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)
•    Distrito Sanitário Tatuquara – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538, Tatuquara).

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.