A briga entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal promete esquentar muito nas próximas semanas. Após a condenação de Daniel Silveira, deputado federal do Rio de Janeiro, a 8 anos e 9 meses de prisão, por ofensas, críticas e ameaças ao Supremo. O presidente Bolsonaro resolveu assinar um decreto de perdão, um indulto, absolvendo ele de todos os crimes. O ato do presidente está previsto na Constituição do Brasil.

Briga de babuínos marca a política brasileira
Foto: Agência Brasil

Apesar da possível legalidade do ato, a briga não termina aqui. Os partidos de oposição prometeram entrar com ações na Justiça questionando o indulto, alegam que crimes contra a “ordem institucional” não são passiveis deste tipo de perdão. Será uma briga de contornos eleitorais, policialescos e grotescos para dizer mínimo. Bolsonaro flerta com uma crise institucional e novas ameaças, a oposição vê a possibilidade de desgastar ainda mais a imagem do presidente às vésperas das convenções eleitorais.

Alguns parlamentares mais equilibrados analisam que todo mundo errou. O Supremo Tribunal Federal ao rasgar a Constituição, o presidente Bolsonaro ao sair para o enfrentamento, colocar um luva de boxe e partir para a luta. No boxe as chances de empate são poucas, sempre um acaba sofrendo um nocaute. Um resumo de tudo isso é que o povo brasileiro não pode confiar em mais ninguém. Estamos sozinhos nessa luta, estamos vivendo o momento de cada um por si e Deus por todos.

O deputado Daniel Silveira é um daqueles que se elegeu na última eleição na onda do presidente Bolsonaro. Policial Militar do Rio de Janeiro, bastante polêmico, com diversos processos administrativos contra ele. Tem um perfil agressivo e autoritário. Arma na cintura e porrada nos outros. É mais ou menos esse o seu estilo, que não combinou com o Parlamento e muito menos com a relação dele com os ministros do Supremo Tribunal Federal, os quais ele ameaçou de todos os jeitos. Ele talvez tenha feito por merecer as condenações que sofreu, mas o questionável em tudo isso é o crime de opinião.

O Brasil chegou no ponto em que não é possível falar mais nada. Uma crítica que você resolva tornar pública pode lhe custar caro. É processo em cima de processo. São decisões judiciais que soltam um bandido do PCC e uma mãe que roubou um pacote de macarrão para alimentar os filhos passa meses na prisão. Existe um desequilíbrio de valores. Na eleição deste ano o povo brasileiro tem uma oportunidade de ouro nas mãos. 

Passar o Brasil à limpo a gente sabe que não vai ser de um hora para outra, mas podemos fazer algo de útil pelo nosso país e isso só depende de nós. Tem coisas que depois de feitas ou ditas não voltam para trás. Na hora do voto é escolher certo para não se arrepender depois.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.