A Mocidade Independente do Padre Miguel, que terminou o Carnaval do Rio de Janeiro na 11ª colocação, se manifestou nas redes sociais nesta quinta-feira (19) para criticar a justificativa de uma jurada que penalizou o desfile da escola, que neste ano prestou homenagem à cantora e compositora Rita Lee.

Homenagem a Rita Lee feita no enredo da Mocidade, na qual a jurada criticou e penalizou a agremiação.
Avaliadora afirmou que associar Rita Lee ao título de “Padroeira da Liberdade” descaracteriza o enredo. (Foto: Alex Ferro/Riotur)

De acordo com as justificativas divulgadas pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a escola perdeu um décimo (0,1) por ter utilizado o termo “Padroeira da Liberdade” ao se referir à artista no enredo. No parecer, a jurada afirmou que a associação de Rita Lee a um título desse tipo descaracteriza a proposta do desfile.

“A Associação da figura de Rita Lee a qualquer título de ordem convencional (religiosa ou não) descontrói o recorte libertário do enredo apresentado”, escreveu.

Print da justificativa da jurada que penalizou a Mocidade por associar Rita Lee ao termo "Padroeira da Liberdade".
Diretor cultural da Mocidade afirmou que faltou preparo por parte da avaliadora. (Foto: Reprodução/Liesa)

A Mocidade, no entanto, rebateu a avaliação e destacou que a própria Rita Lee costumava se identificar com o apelido. Em tom de indignação, a escola escreveu nas redes sosicias: “Difícil, né? Alguém explica?????”.

Diretor cultural da agremiação também criticou a penalização

O diretor cultural da agremiação, Thiago Tuzi, também se manifestou publicamente. Em uma postagem, criticou duramente o julgamento. “Trabalho de 1 ano sendo julgado por gente burra e ignorante!”, escreveu. Tuzi também apontou que o título questionado pela jurada fazia parte da forma como a própria cantora se reconhecia.

Em outra publicação, Tuzi afirmou que faltou preparo por parte da avaliadora, alegando que ela não estudou o enredo.

“Não fez o básico do básico. Mostrou total inaptidão para estar ali. TEM QUE SER AFASTADA!!!”, criticou.

Confira a publicação da Mocidade criticando a jurada que penalizou homenagem a Rita Lee no Carnaval do Rio