Uma denúncia anônima levou equipes da Polícia Militar Ambiental a prender dois homens por posse ilegal de arma de fogo e crimes ambientais em Antonina, no Paraná. De acordo com a polícia, a denúncia indicava que os suspeitos estariam abrigados em um rancho dentro da mata, praticando caça e extração ilegal de palmito-jussara, espécie nativa e ameaçada de extinção.

caca-extracao-ilegal-palmito-antonina-4
Foto: Divulgação

A equipe percorreu cerca de cinco horas a pé pela mata, seguindo trilhas próximas à PR-405, até localizar o rancho feito de madeira e lona. No local, os policiais abordaram os dois homens.

Durante revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado de imediato, mas, dentro da barraca, a equipe localizou uma espingarda calibre 36, dez munições intactas e dois facões, além de materiais usados para a extração ilegal de palmito. Um chumaço de penas pretas também foi encontrado, indicando possível caça de animais silvestres.

Os dois homens receberam voz de prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições, além do crime de penetrar em unidade de conservação com instrumentos de caça ou exploração florestal sem licença ambiental.

Além das prisões, a Polícia Ambiental lavrou dois autos de infração, que somam R$ 12 mil em multas. Os suspeitos foram encaminhados, junto com o material apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Paranaguá.