O candidato a prefeito de Curitiba Samuel de Mattos (PSTU) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para participar do debate que será promovido pela RPC, afiliada da Globo, na noite da próxima quinta-feira (3).

samuel-mattos-candidato-prefeitura-curitiba-2024
Foto: Arquivo Pessoal.

O caso chegou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, depois que o juiz Irineu Stein Junior da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba indeferiu o pedido para que a TV o inclua no debate. É possível que o recurso seja julgado na sessão desta quarta ou quinta-feira (3) e, dependendo do resultado, pode alterar as atuais regras.

Tradicionalmente, a RPC convida os candidatos de partido que têm representatividade no Congresso Nacional — foi assim, nas últimas eleições. Em 2020, a emissora não fez o debate por conta da pandemia da Covid-19 e em 2008, foi justamente esta regra, que impediu a realização devido ao elevado número de candidatos que teriam o direito — eram 8 naquele ano.

Nesta eleição de 2024, a TV inovou e, além dos seis com representação em Brasília, resolveu chamar Roberto Requião (Mobiliza) e Cristina Graeml sob o critério de “histórico político” e resultados das duas pesquisas Quaest — contratadas pela emissora.

Leia a matéria completa no Blog Politicamente parceiro da Banda B.