Foto: CMC

 

Com objetivo de melhorar a segurança dos veículos em Curitiba, começou a tramitar na Câmara Municipal projeto que torna obrigatória a instalação e manutenção de cancelas nas travessias com passagem em nível nos cruzamentos com linhas férreas.

De acordo com o autor do projeto, vereador Jairo Marcelino (PSD), são diversas as colisões que têm ocorrido na cidade que justificam a medida. “O município não pode ingerir-se a respeito da organização e na logística de como o serviço ferroviário é prestado, pois isso é prerrogativa federal e da respectiva agência reguladora. Porém, é de dever e incumbência do município preservar e zelar pela segurança de seus munícipes”, defende.

Segundo o texto do projeto, as despesas para a execução da lei ficariam por conta de dotação orçamentária própria e a norma entraria em vigor a partir da data da sua publicação no Diário Oficial do Município.

No último dia 18, uma motorista de 58 anos se jogou do próprio carro em movimento após se assustar com a aproximação de um trem no bairro Hugo Lange. Ela subia a Rua Jaime Balão quando percebeu a luz do outro veículo se aproximando. Sem conseguir engatar a ré do HB20, ela optou por se jogar pela porta.