Justiça foi feita: o TRT da Nona Região, em decisão de seu plenário, confirmou na segunda, 11, como válido último leilão do Hospital Evangélico de Curitiba, realizado em 28 de setembro, o qual apontou vencedor o consórcio liderado pelo Instituto Mackenzie; que pagou R$ 215 milhões pelo hospital universitário e a Faculdade Evangélica do Paraná (hoje funcionando apenas com o Curso de Medicina).
Dos 12 desembargadores do TRT-PT, apenas um votou a favor da Universidade do Brasil, de São Paulo, que pedia a anulação do leilão. Os 11 desembargadores restantes não viram nada que impedisse os presbiterianos do Mackenzie de continuarem administrando o Evangélico, pois já têm a plena posse que lhes foi outorgada pelo juiz da Nova Vara do Trabalho, de Curitiba, Milleo Baracat.
O TRT apreciou, por determinação do TST, a reclamação da Universidade do Brasil, que pedia a anulação do leilão de setembro.
O Evangélico de Curitiba, depois de sucessivas más gestões, a maior delas sob a égide do grupo liderado por André Zacharow, durante 20 anos, se encontrava sob intervenção da Justiça do Trabalho.
A dívida do Evangélico é de R$ 235 milhões, com fornecedores diversos.
Uma fonte presbiteriana disse nesta quarta à coluna: “Somos felizes proprietários do hospital e da faculdade…”
NOVAS DISCUSSÕES
Fontes ligadas à Universidade do Brasil admitem que aquela universidade “não está conformada com a decisão e deverá recorrer a nova instância da justiça contra o que decidiu o pleno do TRT-PR”.
COPA D’OR
Há fortes indicativos, segundo outras áreas ligadas ao mundo dos hospitais, que o “hospital das chamadas elites, o Copa d’Or, do Rio”, estaria por trás dos pleitos da Universidade do Brasil Não consegui confirmar essa possibilidade.
“Tudo é possível”, diz outra fonte presbiteriana, lembrando:
– O que nos separa da rede de hospitais de luxo é que estamos, com o Evangélico, praticando filantropia, segundo mandamento de Jesus. Não estamos atrás de lucro, que até pode vir, mas não é nosso alvo principal.
Há dois anos, o Copa D’Or manteve firmes negociações com a direção do Hospital Santa Cruz, de Curitiba. Queria comprá-lo.
As negociações não prosperaram.
NOVOS MÉDICOS
Na tarde de terça-feira, 11, os formandos em Medicina deste ano do Evangélico deram o melhor prova de quanto confiam na nova mantenedora da faculdade e hospital: os doutorandos, que receberão o grau em 2019, tiram fotografia em conjunto, deixando aparecer no fundo o Hospital Evangélico de Curitiba. E mais: o grupo exibia uma enorme faixa saudando o Instituto Mackenzie.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.


