A população de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba está aguardando com expectativa a próxima quarta-feira, dia 29, data anunciada para o lançamento da Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo (CITCOL). O projeto da Prefeitura, que será implantado  em uma área de 12,21 km², entre os bairros Rincão, Mauá, São Dimas e Palmital, vai revolucionar  da cidade com a expansão do setor industrial e reflexos diretos no comércio e na produção agrícola local. O lançamento da CITCOL será no próximo dia 29 de maio, às 10h.

53739174683_8a9104573a_k
Projeto da nova CITCOL apresentado ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin – Foto: Divulgação Vice-Presidência

Na manhã desta quarta-feira (22), uma comitiva da prefeitura de Colombo, acompanhada de representantes paranaenses no Congresso Nacional, se reuniu  com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin para detalhar o que será à CITCOL. O ministro também recebeu o convite para o lançamento, no dia 29 de maio, e estará presente, assim como o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e demais autoridades.

Durante o encontro, o projeto foi detalhado em todas as suas etapas. Na primeira,  contará com 60 empresas de grande porte às margens da BR 116 e, numa segunda etapa, contará com outras 460 de médio porte. Ao todo, até a fase final de implantação da CITCOL, o município de Colombo poderá receber mais de 1260 novas empresas na área destinada à Cidade Industrial, Tecnológica de Colombo.

A expectativa é que a CITCOL garanta uma plena geração de empregos pelos

próximos 50 anos.

Os moradores da região estão animados com a criação do parque industrial. Para Ailton Bernardo de Souza, proprietário do aviário Souza, um pet shop situado na Rua Pedro do Rosário, no bairro Palmital, a CITCOL, vai ajudar a melhorar a qualidade de vida da população.

“Facilita bastante para o pessoal que sai daqui para trabalhar em Curitiba, lá no CIC e até em Araucária. As pessoas ficam mais aqui, isso ajuda o comércio local também, né?”.

Ailton Bernardo de Souza, comerciante

“Um empreendimento que vai ser muito bem aceito pela população. Certamente vai ser uma benção para o nosso bairro”

Jaime Marques Bonfim – proprietário da lanchonete Bomfim no bairro Mauá

Com indústrias de tecnologia sustentável, limpa e não poluente, as chamadas 5.0, a região deve se transformar em um cinturão de preservação, ao contornar a APA Estadual do Rio Iraí, Área de Manancial da Bacia do Rio Palmital e proteger aquífero do Karst – importante manancial hídrico subterrâneo que corta parte da Região Metropolitana de Curitiba.

Conforme o projeto, a CITCOL fica localizada estrategicamente, perto da BR-116 e da Estrada da Ribeira, com acesso às principais cidades do sul. Isso possibilita fácil escoamento da produção.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com lançamento no dia 29 de maio, projeto da nova Cidade Industrial e Tecnológica de Colombo (CITCOL) é apresentado a Alckmin

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.