Dois dias após o governo do Paraná solicitar ao Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, o adiamento da aplicação do exame em 30 cidades do Estado, o órgão negou o pedido. O exame será aplicado nos próximos dois domingos – nos dias 5 e 12 de novembro.

O ofício com o pedido foi encaminhado pelo secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, na noite desta terça-feira (31), ao presidente do Inep, Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo. No documento, o secretário anexou um relatório da Defesa Civil Estadual que mostra que mais de 145 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas, afetando mais de 185 mil pessoas.

enchentes-parana-enem
União da Vitória foi uma das cidades mais afetadas pelas chuvas – Foto: Gilson Abreu/AEN

No Paraná, cerca de 50 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio se inscreveram para realizar o Enem. De acordo com Miranda, nos 30 municípios que estão com situação de emergência decretada, há escolas inundadas ou que estão servindo de alojamento para famílias desabrigadas. Além disso, ele também citou problemas de deslocamento, como estradas e ruas interditadas devido a deslizamentos de terra e alagamentos.

Em resposta ao governo do Estado, o Inep informou que os “materiais de aplicação, pessoal de apoio para a aplicação, bem como os locais de prova estão disponíveis e mobilizados para garantir a aplicação do Exame nos dias 5 e 12 de novembro”.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), porém, agradeceu a viabilização da possibilidade de o estudante solicitar a reaplicação da prova caso resida em uma cidade atingida pelas chuvas.

O órgão também disse estar acompanhando a operacionalização do Enem, a situação no Estado e demais localidades onde há incidentes ambientais.

Como solicitar reaplicação do Enem 2023

Os inscritos que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame, ou que se sintam prejudicados devido à situação das chuvas e inundações ocorridas no Estado do Paraná, poderão solicitar a reaplicação. Acesse a Página do Participante clicando aqui para fazer o pedido.

O Inep deverá disponibilizar uma aba específica para que esses inscritos realizem a solicitação e submetam seus pedidos para análise, os quais serão avaliados individualmente, e os fatos serão verificados junto à instituição aplicadora.

O sistema receberá as informações somente entre os dias 13 a 17 de novembro, e, caso fique comprovado que houve prejuízo, o participante poderá realizar as provas em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

*Com informações da Folha de S.Paulo

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Enem não será adiado em cidades do Paraná afetadas por enchentes, decide Inep

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.