Uma queda de braço envolvendo o carnaval de 2022 movimenta a cidade de Matinhos, no litoral do Estado.

O gerente executivo da ACIMA (Associação Comercial e Empresarial de Matinhos), Tiago Franklin, disse à Banda B que a instituição foi pega de surpresa com a informação de que os eventos particulares não poderão ser realizados no município.

Associação diz que foi pega de surpresa com proibição de eventos privados durante o carnaval em Matinhos
Praia de Caiobá, em Matinhos (Reprodução BPMOA)

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Matinhos afirmou que vai acatar a recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público do Paraná para que o município não realize ou autorize qualquer festividade no período de carnaval em razão da pandemia.

Em janeiro, a Prefeitura havia decidido, em conjunto com representantes do setor comercial, que as festividades organizadas pelo Poder Público não iriam ocorrer, mas que os eventos promovidos pela iniciativa privada estavam liberados.

A decisão mudou com a recomendação do Ministério Público e agora as festas particulares também estão proibidas.

“A verdade é que o comerciante sabia que não teria o carnaval de rua, ele apoiou, inclusive, essa decisão de não ter o carnaval de rua. Agora não fazer o carnaval do particular, isso sim vai fazer uma diferença, porque o comerciante está preparado para poder fazer”, disse o gerente executivo.

Ele demostrou preocupação com o tema, uma vez que vários empresários organizaram festas durante o período.

“Realmente é muito maléfico para a saúde financeira do nosso comércio, realmente é muito ruim. A gente ainda não sabe como vai ficar e qual será o impacto, que provavelmente será bem grande”, lamentou.

A medida, assinada pela 2ª Promotoria de Justiça de Matinhos, também orienta que o Executivo Municipal adote providências para fiscalização de modo a garantir que não ocorram festas ou eventos na cidade, especialmente em espaços públicos, como trios elétricos e shows.

Ao emitir a recomendação, foram considerados pelo Ministério Público os dados mais recentes dos informes epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde, que dão conta do exponencial aumento de contaminações pelo coronavírus nos meses de janeiro e fevereiro.

A Prefeitura de Matinhos informou em nota sobre a recomendação. O texto afirma que o “município não vê oposição ao conteúdo da recomendação do MP e irá acatá-la. A nota ainda diz que a “medida adotada é coerente com o posicionamento fixado pela Administração Municipal em reunião realizada no dia 26 de janeiro para decidir a postura da gestão a respeito do tema”.