Redação
Em um dia 17 de julho como hoje, no ano de 1975, há 40 anos, nevava na capital paranaense. O fenômeno natural aconteceu devido a uma temperatura de 2°C, aliada a uma fina chuva, que resultou na neve. Nesta sexta-feira (17), a situação é bem diferente. No lugar da neve, muita, mas muita chuva. Quanto ao frio, nem sinal dele. As mínimas, bem atípicas, para esta época do ano, estão em torno dos 12º C.
Neve mesmo, só na memória de alguns curitibanos. O acontecimento inesperado daquele inverno de 1975 levou inúmeras famílias curitibanas às ruas para presenciar aquilo que não havia sido registrado antes. No dia seguinte ao fenômeno, os jornais estampavam na capa fotos do acontecimento. “Curitiba branca de neve”, era a primeira página do jornal O Estado do Paraná do dia 18 de julho de 1975.
Quem passou por aquele momento não consegue esquecer. Até em dias quentes de inverno, as lembranças vem à cabeça. A internauta Denise França cedeu à Banda B inúmeras fotos do fenômeno natural.
Disponibilizamos também um vídeo postado no youtube em que é feita uma homenagem ao senhor Albano Nilo Woellner, que em posse de sua moderna, para a época, câmera filmadora, saiu pelas ruas da Vila Guaíra filmando filhos e amigos. As imagens foram disponibilizadas na internet pelo neto de Albano, Allan Roberto Woellner.
2013
Houve indício de neve novamente em Curitiba há dois anos. O dia 23 de julho amanheceu gelado e com uma garoa fina – tipicamente esperado. Em alguns pontos, moradores viram neve, flocos descendo do céu. Em outros, apenas pingos congelados.
Mesmo assim, bastou para que muitos se emocionassem e relembrassem do ano de 1975. Para os mais novos, ainda a esperança de ver a terra do pinhão tomada por um manto branco.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.

