Na segunda divisão do Campeonato Paranaense 2023, o Paraná Clube terá um adversário que homenageia a seleção holandesa que fez história nas Copas do Mundo de 1974 e 78. O Laranja Mecânica foi fundado por sócios em 2008 e recebeu esse nome por conta do grande futebol dos holandeses que encantaram o mundo pelo jeito irreverente de jogar e o famoso carrossel holandês. O Tricolor enfrenta o time de Arapongas no dia 4 de junho, pela 6ª rodada da competição.

O termo “Laranja Mecânica” surgiu em 1974, na Copa da Alemanha, devido à técnica de jogo adotada pelo time e pela cor do uniforme, que era laranja, e uma referência a um filme de  Stanley Kubrick com o mesmo nome que era um sucesso da época.

Nas duas finais estava o pai de um dos sócios do time araponguense, o Wim Jansen. Essa seleção tinha um futebol diferente, com pressão na frente, pressão alta, usando mais a linha de impedimento, jogando com mais brilho e o Laranja Mecânica no Brasil tem muito isso como referência.

Marco Plomp, sócio proprietário do EC Laranja Mecânica Arapongas.

O clube desde que foi criado trabalha com a filosofia considerada triangular pelos sócios: com formação de futebol, desenvolvimento social e econômico.

Preparação

O Laranja Mecânica se prepara o início da segunda divisão do Paranaense 2023. A estreia será contra o Araucária, no Estádio dos Pássaros, em Arapongas, às 19h30, na terça-feira (2).

O time tem focado seus trabalhos em jogo-treino. Já fez seis antes do início do estadual. O time enfrentou a Portuguesa Londrinense (2×1), Londrina (1×0), Atlético Sapopema (2×1) e o Maringá, em três ocasiões.

Equipe e comissão

A diretoria do clube confirmou a permanência dos atletas Samir, Gui Mendes, André e Gabriel, que ainda possuíam contrato com a equipe, foram destaques em 2022.

Já a comissão técnica permanece quase a mesma da última temporada, com o técnico Rodrigo Casagrande à frente da equipe, o coordenador técnico Rogério Cimini, o fisioterapeuta Douglas Contancio e o auxiliar de preparação física Raphael Cimini. Quem não permanece na equipe é o preparador físico Tarlyson Regióli.

Nossa ideia, além de manter o nível jogo, é colocar os atletas dentro do mercado europeu e equipes do futebol brasileiro da primeira divisão. A instituição se preocupa e quer subir de divisão também.

Rodrigo Casagrande, técnico do Laranja Mecânica.

Estreia do Paraná Clube

O Paraná Clube conta os dias para voltar aos jogos oficiais. Serão quase oito meses e meio desde o último jogo, em agosto do ano passado, até a estreia na segunda divisão do Paranaense. Serão nove jogos na primeira fase, e os quatro primeiros colocados vão para a semifinal. Apenas dois clubes subirão para a primeira divisão do Estadual em 2024.

O Tricolor estreia domingo (30) contra o Toledo, às 15h30, na Vila Capanema com portões fechados. A Banda B vai acompanhar o jogo a partir das 14h, com o Bola na Mesa. Quando a bola rolar, a narração será de Marcelo Ortiz, com comentários de Irapitan Costa e reportagens de Lucca Marreiros e Mário Neto. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.brnas redes sociais e no YouTube.

Laranja Mecânica - adversário do Paraná Clube
Laranja Mecânica, adversário do Paraná Clube, fez série de amistosos de preparação para o Paranaense. Foto: Divulgação/ EC Laranja Mecânica