A vitória por 2×0 sobre o Athletico, no último domingo (1º), no Couto Pereira, levantou o ânimo do Coritiba na luta contra o rebaixamento. O time encerrou uma sequência de oito derrotas consecutivas, mas, mesmo assim, não foi o suficiente para melhorar os números na briga para fugir da Série B.

De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Coxa está com 97% de chances de cair. Em relação à rodada anterior, o número era de 99%. Mesmo assim, a probabilidade ainda é muito alta, até por conta do desempenho de uma maneira geral e pela diferença para os demais concorrentes.

O Alviverde está dez pontos atrás do Goiás, que é o primeiro fora da zona da degola. Ou seja, mesmo que haja uma combinação perfeita, o Coritiba não teria como sair da zona de rebaixamento antes da 30ª rodada – considerando que até lá acontecerão alguns confrontos diretos que impossibilitam o clube de sair da ZR com menos de 30 pontos.

Além disso, se for levado em consideração o famoso número mágico de 45 pontos para escapar, o Coxa precisaria somar 28 dos 39 pontos em disputa ainda. Em outras palavras, teria que vencer nove jogos e empatar um dos 13 que ainda restam no Brasileirão.

Como estão os concorrentes do Coritiba?

Outro clube que tem 97% de chances de queda é o América-MG, que soma 18 pontos, um a mais que o Coritiba, mas que só venceu duas das últimas dez rodadas. Depois, as chances dos outros adversários caem em mais da metade. O que está correndo mais risco é o Bahia, com 47% de chances.

Na sequência, aparecem Santos (38%), Goiás (34%) e Vasco (33%), como os mais ameaçados. Fecham a lista Internacional (17%), Cruzeiro (16%), Corinthians (12%), Sâo Paulo (5%) e Cuiabá (4%).

Lance de Coritiba x Athletico, no Couto Pereira, pelo Brasileirão
Vitória no clássico diminuiu pouco as chances de queda. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Apesar de vitória, matemática mantém Coritiba com mais de 90% de chances de queda

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.