No próximo domingo (13), o Coritiba encara o Corinthians, às 16h, na Neo Química Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão, fechando o primeiro turno do torneio. Nesta primeira metade do Campeonato Brasileiro, os dois times não fizeram uma grande participação, ocupando a metade debaixo da tabela e brigando contra o rebaixamento. No entanto, entre os dez últimos colocados, estão entre as melhores campanhas recentes.

Em um recorte de cinco rodadas, o Coxa é o terceiro que mais pontuou do 11º ao 20º colocados. Dos 15 pontos disputados, mesmo com as duas derrotas consecutivas, somou sete, ficando atrás apenas de Goiás e do Timão, próximo adversário, que somaram oito cada um.

As campanhas são melhores, inclusive, de times que briga pelo G4. Vice-líder, o Flamengo, por exemplo, somou apenas seis pontos neste período. O Grêmio, sexto colocado, conseguiu sete. No pelotão do meio, o São Paulo conquistou cinco pontos e o Atlético-MG apenas quatro.

Corinthians somou mais pontos, mas segue sofrendo

Nestas cinco partidas, o Coritiba venceu o América-MG por 3×1 e empatou em 0x0 com o Cruzeiro, dois adversários da segunda página da tabela, mas também derrotou o Fluminense, atual terceiro colocado, por 2×0. As derrotas foram para o líder Botafogo e para o Red Bull Bragantino.

O Corinthians, neste mesmo momento de reação também perdeu para o Massa Bruta em casa por 1×0. Na Neo Química Arena ainda bateu o Vasco por 3×1, enquanto fora derrotou o Atlético-MG por 1×0 e empatou em 0x0 com o Bahia e 2×2 com o Internacional.

Assim como o Alviverde, mesmo com um bom desempenho, o time paulista segue ameaçado pelo rebaixamento. A equipe soma 20 pontos, apenas dois a mais que o Santos, que é o primeiro que abre a zona da degola. Inclusive, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo pode até cair para o 17º lugar, caso perca e Goiás, Bahia e Santos vençam América-MG, Atlético-MG e Fortaleza, respectivamente.

Coritiba não sai da ZR, mas pode ter cenário ideal

Por outro lado, o Coritiba, mesmo sem chances de deixar a zona do rebaixamento nesta rodada, pode ter um desfecho de primeiro turno quase que ideal. Caso derrote o Corinthians em São Paulo, o Coxa pode terminar a primeira metade do Brasileirão a um ponto de sair da zona incômoda e terminar a dois do 14º colocado, embolando a classificação e podendo iniciar o segundo turno sonhando com um salto na tabela.

Para isto, terá que torcer contra Goiás, Bahia e Santos, os três que estão entre Timão e Coxa. À favor do Alviverde o fato de que os três jogam foram de casa. Ou seja, se conseguir somar pelo menos um ponto em São Paulo, se não fica na porta de deixar a ZR, ao menos o time coxa-branca segue próximo de quem está à sua frente.

Jogadores do Coritiba no Couto Pereira
Apesar das duas derrotas seguidas, Coritiba iniciou boa reação. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Coritiba e Corinthians farão duelo da reação na Neo Química Arena

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.