Tentando remodelar todo o clube, em meio à luta para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, a Treecorp, dona da SAF do Coritiba, contratou a Liga Participações, empresa gaúcha, para trabalhar como consultora na construção da nova política interna de futebol. Apesar de ser um acordo para um olhar de ‘fora para dentro’, visando racionalizar a gestão do Coxa, o principal nome da Liga é um veterano dirigente, que levou o Internacional à maior conquista de sua história.

O principal sócio da empresa consultora do Coritiba, Fernando Carvalho, foi presidente do Inter entre 2002 e 2006. No ano em que assumiu o Colorado, o clube lutou até a última rodada para escapar da degola, e conseguiu. Quando fechou o mandato, o time gaúcho ganhava o Mundial de Clubes sobre o Barcelona de Deco e Ronaldinho. Na segunda passagem pelo Beira-Rio, como vice de futebol, participou da conquista da segunda Libertadores – no Mundial, os colorados foram eliminados pelo Mazembe. E na terceira, em 2016, foi chamado durante o Brasileirão, mas o time foi rebaixado.

Fernando Carvalho deixou o Internacional, chegou a ser comentarista de rádio, mas acabou se tornando um consultor. Quando era presidente, criou uma nova política de gestão de futebol, que se caracterizava por uso constante da base entre os profissionais, contratações pontuais de jogadores com perfil de liderança e o equilíbrio orçamentário. Este acerto nas contas envolvia a negociação de pelo menos um jogador por temporada, evitando que o clube fechasse o ano com prejuízo.

E no Coritiba?

A Liga Participações começou a trabalhar no Coritiba, mas segundo o CEO Carlos Amodeo, não haverá consultores no dia a dia do clube. “A equipe fará visitas pontuais e análises in loco. Não haverá presença permanente no clube”, disse o cartola, em entrevista ao site UmDois Esportes. O acerto é até o final do ano, quando será feita uma avaliação do trabalho para possíveis novas intervenções da empresa.

Oficialmente não se fala sobre o assunto, mas há a expectativa de que Fernando Carvalho seja consultado também sobre a gestão do vestiário do Coritiba. Experiente, o ex-presidente do Inter – nesta situação – poderia colaborar especialmente com Artur Moraes, hoje o executivo do futebol alviverde. Diferente do que chegou a ser ventilado durante a terça-feira (19), não haverá troca no comando do Coxa.

Fernando Carvalho, consultor do Coritiba.
Fernando Carvalho foi protagonista do futebol do Internacional por quase 15 anos. Foto: Reprodução/YouTube