O Coritiba ainda não venceu após nove rodadas de Campeonato Brasileiro. A campanha de três pontos até aqui deixa o Alviverde entre os três piores inícios na era dos pontos corridos, que começou em 2003. O rendimento está empatado com outros quatro clubes: Santa Cruz de 2006, Ceará de 2018, Fluminense de 2008 e Portuguesa de 2013. Desses, dois caíram para a segunda divisão.

Entre esses times, o Coritiba da atual edição detém a maior média de gols sofridos por partida: 2,22. O Alviverde já sofreu 20 tentos neste Brasileirão, nove a mais comparado ao ano passado. A campanha de três empates e seis derrotas é superior apenas à alcançada pelo Athletico de 2011 e pelo Atlético-G0 de 2012, ambos com dois pontos somados após as nove primeiras rodadas. O Coxa não vence há 15 jogos na temporada.

Com o fim do primeiro quarto do Brasileirão, o Coritiba terá que contar com uma grande engatada para se livrar da queda. Caso a “nota de corte” para permanecer na Série A seja a mesma do ano passado, 38 pontos, o Alviverde precisaria somar 35 pontos nas 29 rodadas restantes, o que seria um aproveitamento de 40%. No entanto, com um maior nível de equilíbrio, a pontuação mínima para se manter pode ser maior. Em 2021, por exemplo, foi preciso 44 pontos para se livrar.

Coritiba em campo

O próximo jogo do Coritiba é contra o Santos, sábado (10), às 16h, no Couto Pereira, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá cobertura completa da Banda B a partir das 14h. Acompanhe a transmissão em AM 550, FM 79.3, pelo nosso aplicativo, no www.bandab.com.brnas redes sociais e no YouTube.

Coritiba ocupa a lanterna do Brasileirão após nove rodadas.
Coxa não vence há 15 jogos na temporada. Foto: Geraldo Bubniak/AGB