O Coritiba mais uma vez viu sua defesa sair de campo sem ser vazada na Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória por 3×0 sobre o Operário, na última segunda-feira (27), marcou o terceiro jogo consecutivo do Alviverde sem levar gol. O desempenho faz que o Coxa tenha a melhor defesa de toda competição após sete rodadas, com apenas três tentos sofridos – média de 0,42 gol por partida.

O último gol sofrido pelo Coritiba aconteceu ainda na quarta rodada, quando perdeu por 1×0 para o Avaí, no dia 11 de maio. De lá para cá, além de não permitir nenhum tento, o Alviverde balançou as redes quatro vezes e conquistou duas vitórias. Antes da partida contra o Operário, o Coxa estava atrás somente do próprio Fantasma no quesito defensivo, mas se tornou a melhor defesa com o resultado de 3×0.

Coritiba não alcançava marca desde o início de 2023

O Coritiba não ficava três jogos consecutivos sem ser vazado desde fevereiro de 2023, ou seja, há 15 meses. Na ocasião, o Coxa teve uma sequência de quatro jogos sem levar gol ao longo da temporada: da vitória sobre o Londrina (1×0) até o empate em 0x0 com o Cascavel. Na atual temporada, o Alviverde sofreu 19 gols em 23 partidas – média de 0,83 tento por jogo.

A evolução defensiva passa pela sequência dos nomes no setor. Nas últimas três partidas, o interino James Freitas manteve o que considera a “formação ideal”, com: Pedro Morisco, Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado. A única modificação foi a utilização de Marcelo Benevenuto no jogo contra o Novorizontino para atuar com um esquema de três zagueiros, mas sem abrir mão de nenhum dos defensores titulares.

Agora, a defesa do Coritiba terá um bom teste diante do Ceará, que conta com o terceiro melhor ataque desta Série B, com 12 gols marcados. A partida acontece nesta sexta-feira (31), às 19h, na Arena Castelão, e terá cobertura total da Banda B, com narração de Paulo Sérgio, comentários de Irapitan Costa e reportagens de Vinicius Bittencourt. A transmissão começa às 17h, com o Balanço Esportivo. Acompanhe a partida aqui, pelo AM 550, pelo FM 79.3no nosso aplicativo, nas redes sociais e pelo nosso canal no YouTube.

Pedro Morisco, goleiro do Coritiba.
Pedro Morisco é um dos motivos do bom momento da defesa coxa-branca. Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Coritiba encontra “formação ideal” e tem a melhor defesa da Série B

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.