O Coritiba entra em campo neste domingo (13), às 16h, contra o Corinthians, na Neoquímica Arena, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E durante a semana se falou muito do retrospecto dos jogos em São Paulo – na competição, são apenas duas vitórias alviverdes fora de casa. A última foi em 2003, com o time que foi para a Libertadores treinado por Paulo Bonamigo. Mas e a primeira? Foi no primeiro Brasileirão, e em um palco inusitado.

O jogo aconteceu em 8 de setembro de 1971, pela nona rodada do primeiro turno do “Campeonato Nacional”. Depois de anos de torneios, como o Rio-São Paulo, a Taça Brasil e o Robertão, organizava-se realmente um campeonato brasileiro. Foram 20 clubes participantes, como vem sendo desde 2005. Destes, 15 estão na Série A deste ano – as exceções eram Portuguesa, América-RJ, Sport, Ceará e Santa Cruz. Entre eles, Corinthians e Coritiba.

Vindo de uma vitória sobre o Ceará por 2×1, o Coritiba chegou para o confronto desacreditado. A imprensa já falava em “desclassificação” e em planos de uma excursão pela Europa. O técnico Elba de Pádua Lima, o Tim, escalou o seguinte time: Célio; Hermes, Pescuma, Piloto e Nilo; Hidalgo e Renatinho (Negreiros); Reinaldo (Paquito), Leocádio, Tião Abatiá e Rinaldo. O Timão liderava o Brasileirão, estava invicto e tinha Roberto Rivelino, mas sofria com o jejum de títulos, só terminado em 1977.

O palco de Corinthians x Coritiba

O jogo não aconteceu nem no Morumbi e nem no Pacaembu, os palcos normais dos confrontos do Corinthians nos anos 1970. Na noite de quarta-feira, a partida diante do Coritiba foi realizada no Parque Antártica, casa do Palmeiras. Um ’empréstimo’ de estádio impensável hoje. E o Timão saiu na frente, com gols de Mirandinha e Rivelino. Com a camisa alvinegra (mais “alvi” do que negra), os “donos da casa” ainda tinham os campeões mundiais Ado e Baldochi e o ponta Aladim, que depois fez história no Coxa.

CBF quer medida que faria Alef Manga voltar ao Coritiba

A reação alviverde veio após as entradas de Negreiros e Paquito no segundo tempo. Leocádio marcou o primeiro do Coritiba. E no auge do sucesso da “dupla caipira”, Tião Abatiá e Paquito viraram o jogo, vencido por 3×2. No Diário do Paraná, Carneiro Neto definiu o triunfo como “uma exibição perfeita”. E o Coxa acabou passando de fase e terminou o primeiro Campeonato Brasileiro na 10ª colocação.

Paquito e Tião Abatiá, do Coritiba.
Paquito e Tião Abatiá em 1971. A “Dupla Caipira” virou o jogo contra o Corinthians. Foto: Arquivo

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Corinthians x Coritiba: relembre a primeira vitória coxa no Brasileirão

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.