Com o cancelamento de vários eventos de corrida, o público adepto as provas passaram a treinar e se movimentar pelas ruas sem um objetivo traçado para 2020. No entanto, buscando atender aqueles que não aguentam mais ficar em casa, isolados e longe da natureza, algumas empresas estão retornando a promover eventos ao ar livre a partir de 2021.

A Sports360º, por exemplo, está lançando o Curitiba Vista a Pé. A primeira etapa irá acontecer dia 31 de janeiro, começando no Memorial Ucraniano, situado dentro do Parque Tingui. Com um percurso de 18,06 km e altimetria moderada, os caminhantes irão percorrer os Bairros São João, Vista Alegre, Mercês, São Francisco, Bom Retiro e Pilarzinho, passando por parques, praças e monumentos históricos da região.

A coordenadora de marketing da empresa, Karina Magolbo, explica que o projeto une a prática da atividade física com o lazer e a cultura. “A proposta é descobrir e redescobrir Curitiba, caminhando pelas histórias da cidade, seus parques, suas praças, sua arquitetura e suas ruas. Serão mais de 200 Km de caminhada, em 12 etapas passando por todas as regiões da cidade”.

Para cumprir as recomendações dos órgãos de saúde, no entanto, a empresa vai reduzir o número de participantes. “São poucas vagas e serão respeitados o distanciamento social, o uso de máscaras e os participantes não necessariamente precisão realizar todo o percurso, podendo utilizar o carro de apoio sempre que precisarem”.

Segundo Daniel Waleski, educador físico e coordenador técnico do projeto, cada etapa vai contar um pouco da história de Curitiba. “Nosso objetivo é alavancar a prática regular da caminhada em grupo e sensibilizar a população sobre a cidade, seu patrimônio, sua história e seu valor turístico. O caminhante irá receber um mapa estilizando que traz informações dos pontos por onde iremos passar, além de uma lenda urbana”.

As inscrições devem ser feitas através do site www.sports360.com.br/evento/curitiba-vista-a-pe/