Policiais militares do 12º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, salvaram a vida de um bebê de apenas um ano na noite de sexta-feira (27), após os pais da criança invadirem o batalhão em desespero. O bebê estava engasgado e quase sem sinais vitais.
Segundo relatou o cabo Lelis ao repórter Tiago Silva, da PM, o pai dirigia em busca de ajuda quando passou em frente ao batalhão e resolveu entrar com o carro. Assim que o veículo parou, a mãe saltou desesperada com a criança no colo, que já estava roxa e desacordada.
“É uma situação diferente. Na noite de sexta-feira, adentrou um carro no batalhão e a gente não sabia exatamente o que era. Mas, prontamente, o sargento Amaral e o cabo Moisés foram fazer a abordagem e já viram uma mãe saindo desesperada do carro com o bebê nos braços. O bebê estava quase sem vida, roxinho já”, relembrou o policial.
Os agentes aplicaram a manobra de Heimlich, indicada para casos de engasgo em bebês, técnica que consiste em posicionar a criança de bruços, com a cabeça mais baixa que o corpo, apoiada no antebraço, e dar tapas firmes nas costas, entre as escápulas, para desobstruir as vias aéreas.

No vídeo obtido pela RICtv é possível ver dois policiais auxiliando no socorro ao bebê. “Meu Deus”, diz a mãe enquanto o pai afirma aos policiais que o bebê estava dormindo antes de se afogar. “Senhor, meu pai. Não!”, grita a mãe. O vídeo não mostra, mas os policiais conseguiram desafogar a criança.
“Os policiais já começaram fazer os procedimentos, a manobra de Heimlich, e conseguiram retornar a criança à vida. Todo policial é treinado pra realizar esse tipo de procedimento”, explicou Lelis.
O menino foi levado a um hospital depois do episódio e está bem.