Um incêndio assustou moradores da Travessa Brasílio de Lara, no bairro Tarumã, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (22). As chamas começaram por volta das 14h, em uma área de vegetação, e se espalharam rapidamente, atingindo ao menos quatro residências.

Duas das casas atingidas estavam desocupadas, mas outras precisaram ser evacuadas às pressas. Um casal de cegos que vivia em uma das residências sofreu queimaduras de primeiro grau e foi socorrido por vizinhos antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Ao todo, quatro pessoas passaram mal por conta da inalação de fumaça e foram atendidas pelo Siate, sendo liberadas em seguida.
Segundo moradores, o terreno atingido pelas chamas está abandonado e já era motivo de preocupação. “Esse terreno está abandonado há muito tempo. Antes, quando morava gente nessas casas, cuidavam mais. Foi um susto, um perigo”, relatou um morador.
Edilvane Brum, que vive próximo ao local, descreveu o momento do susto. “Eu escutei um barulho estranho, quando saí eu já vi tudo pegando fogo. É complicado aqui, a gente já viu rato, cobra, nesse terreno.”
Há suspeita de que o fogo tenha começado após um morador em situação de rua entrar em uma das casas desocupadas e acender uma fogueira, que acabou saindo do controle e se espalhou pela vegetação seca. A área atingida pelo incêndio é estimada em cerca de 20 mil metros quadrados, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Moradores relataram medo e revolta com a situação. “A gente mora há 30 anos aqui e nunca aconteceu isso. Só se algum ‘nóia’ e tacou fogo”, desabafou uma moradora. As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros ainda na tarde desta terça-feira.
A Banda B confirmou que, somente nesta terça-feira (22), foram 36 incêndios florestais registrados em Curitiba e Região Metropolitana.




