Milhares de pessoas acompanharam neste domingo (7), em Curitiba, o desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil. O governador Ratinho Junior (PSD) não apareceu, mas o vice-governador Darci Piana (PSD) participou da cerimônia, ao lado do comandante da 5ª Divisão do Exército, general Ricardo José Nigri — que abriu o desfile a bordo do Blindado Guarani, após a revista das tropas — e autoridades civis e militares.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a importância da data para celebrar o civismo e relembrar o Grito de Independência.
“Comemoramos os 203 anos da Independência do Brasil. A participação das Forças Armadas e de todas as forças de segurança pública do Estado, além das escolas, traz o resgate do sentimento de patriotismo e civismo […]. Isso é muito importante para que, em especial os mais jovens, saibam como chegamos até aqui”.
disse Hudson Teixeira.
Conforme o general Ricardo José Nigri, 7 de Setembro é um dia muito especial e com o desfile cívico-militar celebram-se valores muito caros e importantes para a nossa sociedade.
“Celebramos o aniversário da nossa Independência, e essa união da sociedade em torno desses valores é o que traz o brilhantismo a essa data tão importante […]. Temos nossas escolas, que são o futuro do nosso País, junto com os militares celebrando este momento”
comentou o general.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que a cerimônia é a possibilidade de buscar união no Pais.
“É a celebração da união no País em um momento onde se vê tanta divisão. É a possibilidade de resgatar os valores da Pátria, que estão acima das linhas ideológicas. Junto com a sociedade e os estudantes, temos a possibilidade de unir o País, com um espírito cívico e de nação muito fortalecido”
destacou Guto Silva.
Desfile
O desfile na Avenida Cândido de Abreu, contou com a participação de 6,5 mil pessoas, incluindo entidades civis como a Liga de Defesa Nacional, escoteiros, grupos de fanfarra e estudantes de colégios cívico-militares do Paraná.
Já o desfile militar teve a participação da Legião Paranaense do Expedicionário, as Forças de Paz, Exército, Marinha e Aeronáutica e membros das forças estaduais de segurança pública, incluindo as polícias Militar, Civil, Penal e Científica e o Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal.
Após o desfile a pé, o motorizado contou com caminhões, blindados e tanques do Exército, além de viaturas históricas motocicletas e viaturas da PM, caminhões e veículos históricos do Corpo de Bombeiros, incluindo a viatura Alto Bomba Vapor 02 (ABV02), de 1929, além de veículos das polícias Civil, Penal e Científica e das Guardas Municipais de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande e de Mandirituba.
O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio também desfilou pela Cândido de Abreu com sua cavalaria, assim como a seção de equitação do Colégio Militar de Curitiba. Um espetáculo aéreo finalizou o desfile, com parte da frota aérea da Segurança Pública, incluindo aeronaves do Projeto Falcão utilizadas no policiamento aéreo. O desfile foi encerrado com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria, aceso em Brasília e que marcou o início das celebrações da Semana da Pátria, em 1ª de setembro.

O analista judiciário Clémerson Keiber acompanhou o desfile do filhos e destacou a importância de celebrar este momento.
“Cantamos nosso Hino Nacional com muito orgulho e patriotismo, e esta data representa tudo isso. Meus dois filhos estão desfilando, com muito orgulho. Acordei bem cedinho para prepará-los e acompanhá-los até aqui”
disse o analista judiciário.
O policial militar Marcos Vanderlei Tkadz também prestigiou o desfile do filho, que faz parte da Banda do Colégio da Polícia Militar.
“O 7 de Setembro é um dia especial e um espetáculo para a população. É importante ter o patriotismo em nossas vidas, para nunca esquecer que somos brasileiros e precisamos manter sempre nossa dignidade”
afirmou o policial militar.

Monitoramento
A sala de operações e monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) ficou à disposição dos órgãos de segurança pública durante o Desfile do 7 de Setembro. Ela foi estruturada com cerca de 800 câmeras espalhadas por todo o Estado para dar suporte técnico de observação e controle, ajudando nas decisões operacionais em eventos de grande movimentação, como o Desfile.

















