As crianças nascidas em 2015 serão vacinadas contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (2), em Curitiba.

O anúncio da convocação de novo público foi feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na tarde desta terça-feira (1º).

Curitiba convoca crianças nascidas em 2015 para vacinação contra Covid-19
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Segundo a SMS, a vacinação das crianças seguirá de forma escalonada por período de nascimento. Nesta quarta-feira (2), a primeira dose será para as crianças nascidas entre 1º de janeiro a 30 de junho de 2015 e na quinta-feira (3), serão vacinas as nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2015.

Nestas datas só poderão receber a primeira dose anticovid o público convocado, crianças das faixas etárias que já foram convocadas e não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação da repescagem.

“É muito importante que os responsáveis compareçam na data da convocação. Vacinar crianças é um processo mais lento, por isso optamos em manter a convocação de forma escalonada, assim evitamos a demora no atendimento, mas a população também precisa fazer sua parte”, orienta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. 

A ampliação para demais faixas etárias e a convocação de repescagem dependem da avaliação de estoque ou da chegada de nova remessa de imunizantes pediátricos.

Onde vacinar

O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”. 

Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já, essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. 

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança. 

As orientações detalhadas e a relação das comorbidades pode ser conferida no “Pequeno Manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba”.

Recomendações

A vacina contra a Covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças, a recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar os intervalos para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.

A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Após a liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu no dia 21 de janeiro a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.

Cronograma de vacinação das crianças

  • 2/2 (quarta-feira) – Crianças nascidas entre 1º de janeiro a 30 de junho;
  • 3/2 (quinta-feira) – Crianças nascidas entre 1º de julho a 31 de dezembro.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.