O telhado e a parede de uma casa, no Centro de Curitiba, desabaram após a forte chuva que caiu sobre a cidade no final da tarde desta terça-feira (19). O imóvel antigo e aparentemente abandonado fica na região central de Curitiba, no cruzamento da Alameda Augusto Stellfeld e Alameda Cabral.

Foto: Djalma Malaquias/Banda B

De acordo com o tenente Motta, do Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu.

“Aparentemente a parede da edificação caiu em função do desabamento do teto. A chuva pode ser uma das causas do desabamento, talvez não a única. A edificação é bastante velha, telhado pesado, madeiras podres, já identificamos que houve desabamentos anteriores e pode ser que a chuva auxiliou nesse processo”, explicou.

O local foi isolado para evitar complicações de outros possíveis desabamentos. Os órgãos competentes já foram acionados para fazer a avaliação das condições de segurança do imóvel.

Foto: Djalma Malaquias/Banda B

A dona de uma lanchonete ao lado da casa que desabou, Sâmia Amarante, conversou com a Banda B e disse que o local é usado por moradores de rua e que por sorte niguém se machucou.

“Foi um susto na hora. Eu estava fazendo compras de insumos, aí meu funcionário me mandou o vídeo e fiquei abismada. Parece que ali tinham que tombar como patrimônio histórico antes de poder mexer. É bem complicada a situação. Graças a Deus ninguém estava ali dentro. Aqui também não fomos afetados, um milagre, porque ficamos bem do lado”, afirmou a empresária.

A fiação elétrica e de internet no endereço foi afetada por conta do desabamento.

Ruas alagadas

Por conta da forte chuva que atingiu a Grande Curitiba no final da tarde, ruas na região de Vila Velha, no município de Rio Branco do Sul, ficaram alagadas com carros sendo quase totalmente cobertos pela água, como mostra a foto abaixo enviada à Banda B.

Foto: Colaboração

De acordo com informações do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os ventos chegaram a 29,5 km/h e o maior volume de precipitação acumulada foi de 7,20 mm, registrado na Estação Meteorológica de Defesa Civil de Curitiba, localizada no bairro Portão.

No bairro Santa Cândida houve três solicitações de queda de galhos e árvores com bloqueio de via.

Em Santa Felicidade, também houve bloqueio de via com uma solicitação de queda de galhos e árvores.

Não há registro de pontos de alagamento em Curitiba, nem de vítimas, desalojados e desabrigados.

As equipes da Prefeitura estão em atenção às possíveis emergências que possam vir a ocorrer. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC-Curitiba está em constante monitoramento.

☎️ Os canais de atendimento às emergências são os telefones: 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).