O espetáculo “O Vira-Lata” é uma opção cultural para toda a família no mês de férias. A peça da trupe Ave Lola foi criada em parceria com o grupo dinamarquês Teatergruppen Batida. O espetáculo, criado em 2022 e que já foi sucesso em diversas cidades brasileiras e na Dinamarca, volta a estar em cartaz de 5 a 28 de julho, na Tenda Ave Lola, em Curitiba. Os ingressos seguem a política Pague O Quanto Vale, como todas as peças da companhia desde sua fundação.

ViraLata-AveLola-by-GusBenke-236
Foto: Gus Benke

A dramaturgia, assinada pelo dinamarquês Søren Valente, conta a história de uma jovem que acredita que só pode ser feliz se encontrar um grande amor e, então, vive sonhando com este encontro. Um homem, maltratado pela fome e pelo desamparo, acredita que é um cachorro vira-lata. A jovem e o homem-cachorro se conhecem e viram grandes amigos até que, um dia, um homem desconhecido bate à porta da moça e se apresenta com palavras bonitas, flores e agrados. Ela se encanta e se entrega ao romance. Quem não gosta nada do rumo da história é seu fiel amigo-cachorro.

“O Vira-Lata” é uma história que toca em temas como as desigualdades social e de gênero, apresentando uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação”, conta a diretora da Ave Lola, Ana Rosa Tezza. 
ViraLata-AveLola-by-GusBenke-41
Foto: Gus Benke

O espetáculo também conta com forte presença musical, com uma trilha sonora criada especialmente para a peça, executada ao vivo por Arthur Jaime e Breno Monte Serrat de Moura. Em cena os atores Cesar Matheus, Eduardo Giacomini e Helena Tezza.

Sobre a parceria entre Ave Lola e Teatergruppen Batida

O grupo Teatergruppen Batida, que já veio várias vezes ao Brasil e cujo nome é uma referência à batida da música brasileira, é um tradicional coletivo dinamarquês de atores e músicos. Ao longo de 30 anos, criou uma série de espetáculos para todas as faixas etárias e percorreu mais de 45 países. Desde o início, mantém uma marca de atribuir à música ao vivo e ao movimento a mesma importância do texto e do visual.O processo criativo de O Vira-Lata brindou a parceria entre a Trupe Ave Lola e Teatergruppen Batida, que já acontecia por meio de encontros e residências artísticas. Após o lançamento da peça, em 2022, foram realizadas apresentações no Brasil e na Dinamarca, criando um espaço de troca entre os integrantes das companhias. Em agosto, inclusive, Ave Lola retorna à Dinamarca para novas apresentações da peça.

SERVIÇO NOVA TEMPORADA DE O VIRA LATA – CURITIBA
Quando: De 5 a 28 de julho de 2024
Horários:
5 a 7 de julho: 19h30
10 de julho: 9h30 e 14h30
11 a 14 de julho: 19h30
17 de julho: 9h30 e 14h30
18 a 21 de julho: 19h30
25 a 28 de julho: 19h30

Onde: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227)
Ingressos: Pague O Quanto Vale (distribuídos por ordem de chegada ao teatro. O espaço abre 1h antes do horário do espetáculo)
Gênero: infantojuvenil
Classificação Indicativa: acima de 7 anos
Duração: 45 minutos

Ficha Técnica
Texto: Søren Valente
Direção: Ana Rosa Genari Tezza
Elenco: Cesar Matheus como O Vira-lata
Eduardo Giacomini como O Homem
Helena Tezza como A Mulher

A temporada de “O Vira-Lata” é uma realização do Ministério da Cultura e da Ave Lola, pela Lei de Incentivo à Cultura, tem como produção a Entre Mundos, instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e patrocínio de BHS Corrugated, Valfertil, Big Safra, Parecis Máquinas, TCP, Gemü e Grupo Pegoraro.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Peça infantojuvenil “O Vira-Lata” tem nova temporada em julho em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.