A CAIXA Cultural Curitiba recebe, a partir de quinta-feira (9), até o dia 19 de outubro, o espetáculo infantojuvenil Mundo Suassuna, quecelebra a riqueza do universo poético e teatral do escritor Ariano Suassuna. As sessões são gratuitas.

Com direção e dramaturgia de Marcelo Romagnoli, a peça é inspirada no universo literário do escritor paraibano e mostra os desatinos de um príncipe durante uma viagem pelo sertão com o seu cavalo, em busca de um reino e de sua coroa perdida.

caixa-cultural-curitiba-espetaculo-criancas-ariano-suassuna
Foto: Erik Almeida/Divulgação.

Numa travessia feita de reviravoltas, o cavaleiro errante enfrenta enigmas, caveiras e uma onça malhada pelas estradas pedregosas do Império Consagrado do Sertão.

A montagem é a primeira voltada ao público infantojuvenil reconhecida pela família Suassuna. O texto inédito reúne motivações e personagens da obra do autor, e faz referências a temas fundamentais de sua trajetória, como o Romance da Pedra do Reino, o impacto do circo, a guiança divina, os aspectos armoriais, as influências ibéricas e, principalmente, as inspirações de seu último romance, o monumental Dom Pantero, publicado postumamente, em 2017.

Com signos e referências como as figuras do mamulengo, bonecos e demais elementos da cultura popular, a encenação conta também com desenhos e gravuras no cenário e figurino. O texto repercute a literatura de cordel e recorre a seus elementos, como o humor, rimas e versos dodecassílabos. A música, executada com rabeca, viola e percussão, faz a ponte entre a cultura ibérico-nordestina e o povo preto e indígena da região.

Em cena estão os atores Fabio Espósito, Gúryva e Henrique Stroeter. A ficha técnica traz ainda o filho do escritor, Manuel Dantas Suassuna, responsável pela criação de painéis e estandartes presentes no cenário, a cantora, compositora e multi-instrumentista Renata Rosa, compôs a trilha sonora original, Silvana Marcondes, os figurinos, Zé Valdir, a cenografia e Rodrigo Bella Dona fez a iluminação.

Ariano Suassuna

Paraibano nascido na capital que, na época, tinha o nome de Paraíba, é autor de obras como Romance d’a Pedra do Reino e Auto da Compadecida. Criou e dirigiu o Movimento Armorial, uma iniciativa com o objetivo de valorizar os aspectos da cultura do Nordeste brasileiro, como a literatura de cordel, a música, a dança e o teatro, entre outros.

Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1990. Sua obra recebeu várias adaptações para cinema, televisão e teatro, como A Pedra do Reino, de Antunes Filho, O Auto da Compadecida, de Guel Arraes e Uma Mulher Vestida de Sol, de Luiz Fernando Carvalho.

Serviço

Mundo Suassuna em Curitiba
Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Quando: 9 a 12 e de 16 a 19 de outubro de 2025
Horário: de quinta a sexta, às 19h, sábado, às 16h e às 19h, e domingos, às 16h
Sessão com intérprete de Libras: 11 de outubro
Ingressos gratuitos, com distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.