A CAIXA Cultural Curitiba abre suas portas para um dos espetáculos mais impactantes da cena teatral contemporânea. Pela primeira vez na capital paranaense, o público poderá assistir a “Nastácia”, montagem premiada com o Prêmio Shell de Melhor Direção e o Prêmio APTR em 2019. A peça terá dez apresentações, entre os dias 24 e 28 de setembro e 1º a 5 de outubro, prometendo emocionar e provocar reflexões profundas.

Inspirada em O Idiota, clássico de Fiódor Dostoiévski publicado em 1869, a peça traz à tona a trágica trajetória de Nastácia Filíppovna, personagem considerada uma das mais complexas e dolorosas da literatura mundial.
Em cena, Flávia Pyramo, idealizadora do projeto, divide o palco com Gilberto Gawronski e Lenine Martins, construindo um drama que se desenrola durante a festa de aniversário da protagonista — momento em que ela anuncia um casamento forçado, consequência direta da exploração e do abuso que sofreu desde a infância.
“Dar vida a Nastácia é habitar um corpo em sobressalto, com o coração acelerado e os olhos marejados […]. Sempre que me preparo para reencontrá-la, sinto uma alegria avassaladora… Mas, ao mesmo tempo, vem a dor, porque sei que, ao contar sua história, estarei encarando os olhos de tantas outras mulheres que vivem essa tragédia real chamada violência de gênero”
conta Flávia Pyramo.
- Com Helena Ranaldi, peça premiada ‘Três Mulheres Altas’ chega a Curitiba com ingressos a preços populares

Encenação que une teatro, arte e poesia
A dramaturgia é assinada por Pedro Brício, que destaca o recorte escolhido da obra original: “O passado irrompe de repente e toma conta da cena. A força do que acontece está ali. A potência do drama dos personagens é o que arrebata, por ser tão vertiginoso e por se transformar diante dos nossos olhos”.
Com direção contemporânea e uma estética que mistura teatro e videoarte, assinada por Cao Guimarães, a montagem constrói um retrato atual e visceral da personagem. A força do espetáculo já foi reconhecida internacionalmente: em 2025, no Festival Off Avignon, na França, “Nastácia” foi destaque da crítica europeia, sendo chamada de “uma epopeia brilhante” pelo jornal La Terrasse.
Além do palco
Parte da experiência vai além do espetáculo. O cenário de Ronaldo Fraga, premiado e indicado em cinco das principais honrarias do teatro brasileiro, será exibido em uma instalação exclusiva: “Nastácia no Salão de Dresden”, aberta para visitação gratuita e guiada nos dias de temporada, às 11h e 16h. As visitas ainda incluem cinco videoartes de Cao Guimarães.
Além disso, no dia 27 de setembro, a atriz Flávia Pyramo ministra a oficina gratuita “Experimento Criativo Coletivo”, voltada para atores e não atores. O encontro será das 14h às 18h e busca estimular o processo criativo individual dentro de uma experiência coletiva.

Serviço
Nastácia na CAIXA Cultural Curitiba
Quando: de 24 a 28 de setembro e 1º a 5 de outubro
Horários: de terça a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Quanto: ingressos a partir de R$ 15 (meia para clientes CAIXA e casos previstos em lei). Venda na bilheteria
Sessão com Libras no sábado 4 de outubro, com bate-papo pós sessão.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.