Chega a Curitiba, neste sábado (25) e domingo (26), a peça “Insignificância – Uma Comédia Relativa”. Baseado na obra do renomado dramaturgo inglês Terry Johnson, o espetáculo reúne os atores Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo. As apresentações vão ser no Teatro Fernanda Montenegro, que fica no Shopping Novo Batel.

espetaculo-insignificancia-curitiba-dois-dias-1
Foto: Joao Caldas/Divulgação.

A peça se desenvolve em um hotel de New York de 1953, onde acontece um encontro hipotético entre quatro famosas lendas norte-americanas –  a estrela de cinema Marilyn MonroeAlbert Einstein, cientista criador da Teoria da Relatividade (que levou à criação da Bomba H e, consequentemente, à Bomba Atômica), Joe DiMaggio, renomado jogador de beisebol e marido de Marilyn, e o infame senador Joe McCarthy.

Encontro que poderia acontecer hoje, trocando os personagens originais por seus pares na atualidade. Esse encontro poderia ocorrer atualmente, trocando os personagens originais por seus pares contemporâneos.

Os atores Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo assumem os papéis do Professor, da atriz, do jogador de beisebol e do senador, sob a direção de Victor Garcia Peralta.

Este encontro singular destaca uma das questões mais discutidas na mídia contemporânea: as consequências da fama, tanto na vida pessoal de renomadas celebridades, em relação às concessões necessárias para alcançá-la ou preservá-la, quanto à sua exploração para objetivos políticos.

Através das perspectivas de figuras que simbolizam alguns dos maiores fenômenos de popularidade do século XX, o autor reflete sobre as maneiras de lidar com a fama (ou com a perda dela): a rejeição por parte do cientista, a aceitação hesitante, personificada no mito sexual que Marilyn continua a representar, e a decepção quando a fama se dissipa, refletida no personagem do jogador.

Outro componente se une ao enredo: a política, representada pelo macartismo no contexto da Guerra Fria, quando o senador McCarthy capitaneou uma verdadeira “caça às bruxas” nos EUA, com o objetivo de criminalizar o comunismo e seus adeptos, cerceando as liberdades políticas.

espetaculo-insignificancia-curitiba-dois-dias
Foto: Joao Caldas/Divulgação.

Serviço

Insignificância – Uma Comédia Relativa em Curitiba
Quando: 25 de janeiro, às 21h / 26 de janeiro, às 18h
Local: Teatro Fernanda Montenegro (R. Cel. Dulcídio, 517 – Batel – shopping Novo Batel)
Quanto: ingressos na modalidade popular a partir de R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. Venda pelo Disk-Ingressos.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.