O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece tecnicamente empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5). Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Eduardo Leite (PSD) e Jair Bolsonaro (PL) também empatam com o atual mandatário.

De acordo com o levantamento, Ratinho Junior subiu três pontos percentuais em relação ao balanço divulgado em março, alcançando 38% das intenções de voto contra 40% do petista, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Lula-ratinho-junior-bsb
O presidente Lula e o governador do Paraná, Ratinho Jr. – Foto: Ricardo Stuckert/PR

A pesquisa mostra ainda que o governador do Paraná é um dos principais nomes da direita, caso Jair Bolsonaro não concorra em 2026, com 11% das intenções de voto, à frente de outros possíveis candidatos como Pablo Marçal (PRTB), Ronaldo Caiado (União), Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD).

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, contudo, também aparece entre os preferidos para subir a rampa do Palácio do Planalto caso Bolsonaro não concorra a disputa. Michelle Bolsonaro aparece em segundo lugar, ficando à frente de Ratinho Jr.

A Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios brasileiros entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Os entrevistados têm 16 anos ou mais. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cenário estimulado 1 – Lula x Bolsonaro

Lula aparece empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – ambos têm 41% das intenções de voto em um possível 2º turno para 2026. 5% estão indecisos, e 13% vão votar em branco, nulo ou não vão votar.

Cenário estimulado 2 – Lula x Tarcísio

Em um cenário estimulado com Lula e Tarcísio, o atual presidente da República tem 41% das intenções de voto contra 40% do governador de São Paulo. Os dois estão tecnicamente empatados. Outros 14% disseram que vão votar em branco, nulo ou não vão para as urnas em 2026.

Cenário estimulado 3 – Lula x Michelle Bolsonaro

Se a disputa pelo segundo turno envolvesse Lula e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, ambos apareceriam tecnicamente empatados no limite da margem de erro. Lula tem 43% das intenções de voto, enquanto a adversária surge com 39%.

Cenário estimulado 4 – Lula x Ratinho Jr.

Num cenário de 2º turno disputado entre o presidente Lula e o governador do Paraná, Ratinho Jr., os dois também aparecem tecnicamente empatados. O atual mandatário tem 40% das intenções de voto contra 38% de Ratinho Junior. Outros 17%, porém, disseram que irão votar em branco, anular o voto ou não irão votar. 5% se dizem indecisos.

Cenário estimulado 5 – Lula x Eduardo Leite

Na disputa entre Lula e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o atual presidente da República tem 40% das intenções de voto. O mandatário gaúcho, porém, tem 36%. Do total de entrevistados, 19% dizem que vão votar em branco, anular o voto ou não comparecerão às urnas nas próximas eleições presidenciais.

Cenário estimulado 6 – Lula x Eduardo Bolsonaro

Em um cenário estimulado com Lula e Eduardo Bolsonaro, o presidente da República aparece com 10% percentuais à frente do filho do ex-mandatário do Executivo. Luiz Inácio Lula da Silva é escolhido por 44% dos entrevistados, enquanto 34% preferem Eduardo. Outros 17% afirmam que vão votar em branco, anular a escolha ou vão abrir mão de votar.

Cenário estimulado 7 – Lula x Romeu Zema

Se a disputa pelo 2º turno envolver Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o atual mandatário aparece com 42% das intenções de voto contra 33% do adversário. Outros 19%, porém, disseram que irão votar em branco, anular o voto ou não irão votar. 6% se dizem indecisos.

Cenário estimulado 8 – Lula x Ronaldo Caiado

Agora, entre Lula e o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o atual presidente da República tem 43% das intenções de voto, enquanto o adversário tem 33%. Igualmente ao cenário anterior, 19% afirmam que vão votar em branco, anular a escolha ou vão abrir mão de votar. 5% se dizem indecisos.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.