A seleção brasileira joga o último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo no Catar contra Camarões, nesta sexta-feira (02), às 16h. Alguns serviços em Curitiba terão o horário de funcionamento alterado, confira abaixo.

Serviços municipais
O expediente de alguns serviços públicos municipais sofrerão alterações nesta sexta.
ESPAÇOS DA URBS
Mercado Municipal do Capão Raso
Fica aberto, mas está autorizado o fechamento das lojas até 30 minutos antes do início da partida e abertura até 30 minutos após o encerramento.
Unidades de Atendimento da Urbs nas Ruas da Cidadania
Funcionarão das 8h às 14h
Rua da Cidadania Matriz
Aberta das 9h às 19h
Estacionamento Rui Barbosa
Aberto das 7h às 19h
Rua 24 Horas
Aberta das 9h às 23h
Arcadas do Pelourinho
Aberto das 9h às 19h
Arcadas do São Francisco
Aberto das 9h às 19h
Loja #Curitibasua linda – Mercado Municipal
Aberta das 8h às 15h
Loja #Curitibasualinda – Jardim Botânico
Aberta das 9h às 18h
Loja #Curitibasualinda – Memorial Paranista – Parque São Lourenço
Aberta das 10h às 18h
Loja #Curitibasualinda – Shopping Estação
Aberta das 12h às 19h
Loja #Curitibasualinda – Torre Panorâmica
Aberta das 10h às 18h
Loja #Curitibasualinda – Palacete Wolf
Fechada
EDUCAÇÃO
Escolas, CMEIs e CMAEEs funcionam normalmente.
SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde
Fecham às 15h e não retornam para atendimento.
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
Abertas 24 horas
• UPA Sítio Cercado: Rua Levi Buquera, 158, Sítio Cercado.
• UPA Boa Vista: Avenida Paraná, 3.654, Boa Vista.
• UPA Cajuru: Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, 555, Cajuru.
• UPA Campo Comprido: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495, Campo Comprido.
• UPA Tatuquara: Rua Jornalista Emílio Zolá Florenzano, 835, Tatuquara.
• UPA CIC: Rua Senador Accioly Filho, 3370, Cidade Industrial.
• UPA Pinheirinho: Rua Leon Nicolas, s/n esq. com Winston Churchill, Capão Raso.
• UPA Boqueirão: Rua Professora Maria de Assumpção, 2,590, Boqueirão.
Samu 192
Atendimento 24 horas
Central 3350-9000
Diariamente, das 8h às 20h.
Caps
Os Caps III fecham às 15h para atendimento ao público, mantendo atendimento exclusivo apenas aos pacientes acolhidos nos leitos.
Os CAPS II fecham às 15h e não retornam para atendimento.
UNIDADES DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Mercado Municipal de Curitiba
Aberto das 8h às 15h
Mercado Regional Cajuru
Funciona normalmente das 8h às 18h
Armazéns da Família
Abrem das 8h às 14h
Sacolões da Família
Santa Cândida
Aberto das 9h às 12h
Demais unidades
Expediente normal.
Feiras Livres Diurnas, Noturnas e Gastronômicas, Orgânicas e Programa Nossa Feira
Ponto facultativo
Restaurante Popular
Abre normalmente
- O Projeto Mesa Solidária funciona todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.
MEIO AMBIENTE
Proteção Animal
O Zoológico, o Museu de História Natural, o Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR) e o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) fecham às 14 horas.
Atendimento de emergência (ambulância) – Atendimento das 7h30 às 16h, com acionamento via Central 156.
Limpeza Pública
Os serviços de limpeza pública funcionarão normalmente nos dias dos jogos.
Ecopontos
Fechados a partir das 15h.
Serviço Funerário
Atendimento ininterrupto.
CASA DA MULHER BRASILEIRA
Funciona normalmente.
AÇÃO SOCIAL
O funcionamento será normal durante o dia em todas as Unidades de Proteção Social Especial que ofertam o Serviço de Acolhimento Institucional; para atendimento à população de rua; para os Centros de Referência Especializado para População de Rua (Centros Pop), para a Casa da Acolhida e do Regresso (CAR), na Rodoferroviária e para a Central de Encaminhamento Social 24 horas (CES), responsável pelo serviço de abordagem social, além da Central de Regulação de Vagas para acolhimento.
Os 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os dez Centros de Referência de Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem as famílias em todas as regionais da cidade e, as unidades do Liceu de Ofícios vão funcionar das 8h às 14h.
TRÂNSITO
A cobrança do Estacionamento Regulamento (EstaR) funcionará normalmente conforme a sinalização em todas as áreas.
O atendimento ao público na Superintendência de Trânsito (Setran) não sofrerá alterações, pois já acontece das 8h às 14h, diariamente.
TORRE PANORÂMICA
Sem alterações, funcionará das 10h às 18h
ESPAÇOS CULTURAIS
Cine Passeio e Memorial Paranista – sem alteração, abrirá das 10h às 18h
Agências do INSS
As agências do INSS terão horário especial de funcionamento nesta sexta-feira. O atendimento acontecerá até as 14h, horário de Brasília.
Canais Remotos
A Central 135 também terá um funcionamento especial. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida, retornando 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.
Por meio do atendimento eletrônico do 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter Informações de pagamento. As ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular paga apenas o valor de uma ligação local.
O Meu INSS também seguirá disponível tanto na internet quanto no aplicativo de celular.
Pelo Meu INSS, é possível pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.
Bancos
Os bancos são outro serviço com horário especial de atendimento ao público nas agências neste dia de jogo do Brasil contra Camarões. O expediente será das 9h às 14h.
Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.
Correios
Os Correios encerarrão o expediente das unidades da empresa 1h antes do início das partidas.
Mercados
Segundo a APRAS (Associação Paranaense de Supermercados), não há nenhuma recomendação sobre alteração do horário de funcionamento dos supermercados nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo.
Cada rede é independente para adotar ou não horários especiais nas datas das partidas.
A rede Condor informou à Banda B que as suas unidades irão fechar apenas nos horários dos jogos do Brasil e reabrirão assim que as partidas forem encerradas.
Os mercados da rede Muffato não terão nenhuma alteração de horário.
Transporte coletivo
A partir das 14h desta sexta-feira, o transporte coletivo terá reforço por conta do jogo do Brasil contra Camarões pela Copa do Mundo do Catar. O jogo, marcado para as 16h, deve provocar aumento do fluxo de passageiros que se deslocam para ver a partida.
Todos os eixos com veículos expressos e ligeirões circularão com mais ônibus dos principais pontos no centro da cidade em direção aos terminais, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital.
Também serão colocados mais veículos à disposição da fiscalização nos principais terminais da cidade para atender a demanda.
No último jogo no mesmo horário, quando o Brasil enfrentou a Sérvia, o movimento de passageiros antes da partida foi 73% maior do que em dias normais.
Linhas
A Urbs vai ampliar o número de veículos nas linhas 022 e 023 Inter 2 (em ambos os sentidos), 505 – Boqueirão / C. Cívico, 506 – Bairro Novo, X36 – Caiuá / Guadalupe, 902 – Sta. Felicidade, 040 – Interbairros IV e 050 – Interbairros V.
Linhas alimentadoras também terão reforço, como as que atendem a região do Tatuquara: 680 – Rurbana, 650 – Sta. Rita Pinheirinho, 674 – Rio Bonito e 690 – V. Juliana. Na região do Sítio Cercado contarão com mais veículos as linhas 541 – Bairro Novo A e Bairro Novo B.
A linha 216 – Cabral / Portão contará com apoio para atender a região do Portão, Prado Velho e Cabral.
Shoppings
A maioria dos shoppings da capital funcionará normalmente durante os jogos do Brasil na Copa.
No Shopping Jardim das Américas, será facultativo o fechamento das lojas meia hora antes e obrigatória a abertura meia hora depois do término dos jogos. A novidade é que o shopping terá a transmissão das partidas nos restaurantes do Espaço Gourmet, com chopp em dobro nos jogos do Brasil.
O Park Shopping Barigui também tornou facultativo o fechamento das lojas 1h antes do jogo. No caso de fechamento, a reabertura precisa acontecer 1h depois do término.
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.