O Dia da Saúde e da Nutrição, celebrado no dia 31 de março, é uma oportunidade de conversar sobre a importância da reeducação alimentar e mudanças alimentares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Essas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

Foto: Divulgação

A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia. A alimentação deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer, e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada. Confira algumas dicas de alimentação que podem refletir diretamente na sua saúde:

  • Evite o consumo de alimentos ricos em calorias ou industrializados, gordurosos e com excesso de sódio;
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e leguminosas;
  • Beba bastante água.

O que achou dessas dicas? Continue nos acompanhando para mais! 

Natuclin, viver é saudável.