Não é novidade que o curitibano tem fama de fechado, frio e até mesmo antipático. Além disso, há quem diga que as pessoas que nasceram e/ou viveram boa parte da vida na capital paranaense são mal-educadas. Para tirar a “prova”, um influenciador decidiu fazer um simples teste e viralizou ao comparar como os curitibanos e cariocas reagem a um “boa tarde”.

Em um vídeo que já soma mais de 4,3 milhões de visualizações e 23 mil comentários somente no Instagram, Xandi Barros começa afirmando que gostaria de comparar a educação dos moradores do Rio de Janeiro com a daqueles que vivem em Curitiba. “Vamos ver se as pessoas respondem”, diz ele.

Influenciador testa simpatia dos cariocas ao fazer comparação com curitibanos e viraliza; assista
Influenciador Xandi Barros decidiu comparar a reação de pessoas que estão divididas por uma distância de 800 km – Foto: Reprodução/Redes sociais

Durante o vídeo, ele aborda várias pessoas e deseja uma boa tarde, que logo respondem. Em certo momento, ele chega a perguntar para uma mulher como está a família dela, que também não o deixa sem resposta.

Já nos comentários do vídeo postado no Instagram, alguns internautas concordaram que o curitibano é uma pessoa fechada. “Verdade. Fui a Curitiba e realmente é assim. Entrei num supermercado e uma caixa me atendeu na maior simpatia. Eu disse a ela que sua gentileza havia mudado a percepção que eu tive. Ela deu uma gargalhada e, num sorrisão, falou: ‘Eu sou baiana, moça. Você não viu nada'”, escreveu uma.

“Quero passar km de distância de Curitiba. Tanta organização com povo mal educado e de mal com a vida. Vai entender…”, disse outro. Em outro comentário, uma internauta defendeu: “É por causa do frio, falta de vitamina D a pessoa fica triste [sic].”

“Eu sou de Curitiba. Não saio dando boa tarde a quem não conheço e tampouco respondo. E tá ótimo assim. Cada um que resolva sua carência”, argumentou outro.

Em entrevista ao g1 RJ, o influenciador Xandi Barros comemorou a viralização do vídeo e destacou que a ideia também foi mostrar a realidade do Rio de Janeiro.

“Está legal demais o engajamento, não esperava que ia dar essa quantidade tão grande de views. Acho que deu certo porque fez o carioca se orgulhar da sua gente. É tanta notícia ruim sobre o Rio que, quando é mostrada a parte boa, os cariocas e quem ama a cidade ficam felizes, até emocionados mesmo. Juntou a zoeira com o pessoal realmente achando bonito o comportamento dos cariocas”, disse ele.

Em 2021, uma pesquisa divulgada pela Pinó apontou algumas características do povo curitibano e como essas pessoas são vistas por quem chega à capital do Paraná. A maioria dos entrevistados (52,9%) nasceu ou morava em Curitiba e tinha entre 21 e 40 anos. Quando questionados sobre o traço mais marcante do curitibano, a maioria (52,7%) respondeu “reservado”.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Influenciador testa simpatia dos cariocas ao fazer comparação com curitibanos e viraliza; assista

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.